Final Nacional do Torneio Neymar Jr's Five by Red Bull em Lisboa

  

neymar

Pelo 3.º ano consecutivo o torneio Neymar Jr's Five by Red Bull percorreu o país em busca das mais talentosas formações de futebol de cinco. Foram realizadas qualificações em Lisboa, Seixal, Évora, Sintra, Gaia, Coimbra, Braga, Porto e São Vicente.

A Final Nacional do Neymar Jr's Five by Red Bull decorre em Lisboa, nas instalações do INATEL do Martim Moniz, já no próximo sábado (28 de abril), a partir das 12h30, no que à fase de grupos diz respeito. A fase final começa às 17h30. Mobilizando todas as equipas apuradas nas fases de qualificação e ainda um conjunto de "wildcards", esta fase final será disputada por 16 equipas. O objetivo é encontrar o representante português para a Final Mundial que decorre a 21 de julho, no Instituto Projeto Neymar, em Praia Grande, Brasil.

A edição de 2018 do torneio mobiliza à escala global número recorde de 61 países, estimando-se que ultrapasse os 100 mil jogadores. O torneio Neymar Jr's Five by Red Bull representa uma nova forma de jogar futebol de cinco - sem distinção de sexo, o torneio está aberto a equipas de cinco elementos (que podem ter dois suplentes), com jogadores de idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos e 2 jogadores que podem ter mais de 25 anos.

A competição desenvolve-se em três fases distintas - qualificações (fase de grupos), final nacional e final mundial. As regras são inovadoras, a começar pela ausência do tradicional guarda redes. As partidas têm a duração máxima de dez minutos, vencendo no final a equipa com maior número de jogadores em campo. Sempre que uma formação marcar um golo é automaticamente expulso um elemento da equipa adversária, o que pode ditar o apito final ainda antes dos dez minutos regulamentares. 

O prémio para a equipa vencedora da Final Mundial do Neymar Jr's Five by Red Bull é uma experiência no Parque dos Príncipes, em Paris, com a oportunidade de assistir a uma partida do Paris Saint Germain a convite de Neymar.