Universidade de Aveiro recebe novos estudantes com mega piquenique

  

Piquenique Aveiro

Programa de acolhimento arranca a 17 de setembro, a partir das 9h30. «Será, provavelmente, o maior piquenique académico do mundo», comenta a organização.

 

Com 800 toalhas de mesa estendidas no relvado da alameda central da Universidade de Aveiro (UA), onde vão almoçar os mais de 2000 caloiros da Academia, o piquenique é o ponto alto do programa de acolhimento aos novos estudantes. Mas os números que justificariam uma candidatura ao Guinness podem aumentar já que o convite para 'piquenicar' foi também feito aos mais de 15 mil membros da comunidade UA. Com a presença de três bandas a atuarem ao vivo, o mega piquenique acontece dia 17 de setembro, a partir das 9h30.

Com as atuações das bandas nacionais Primeira Dama, Da Chick e Sofá para Dois, o piquenique vai contar ainda com as palavras de boas vindas de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA, e de Xavier Vieira, presidente da Associação Académica da UA. O lanche é oferecido pela UA aos novos alunos. Aos restantes piqueniqueiros a UA lança o desafio: "tragam amigos e marmitas e juntem-se à festa".

Com as toalhas estendidas naquele que é, provavelmente, o único local do mundo onde é possível ver num só olhar edifícios desenhados por dois vencedores do Prémio Pritzker, um galardão conquistado por Siza Vieira, autor do depósito da água e da Biblioteca da UA, e Eduardo Souto Moura, autor do Departamento de Geociências, e onde floresceram vários outros departamentos e unidades de investigação desenhados pelos mais afamados arquitetos portugueses da atualidade, do piquenique da alameda a Reitoria da UA quer fazer um momento de integração, convívio e partilha entre toda a comunidade académica.

"Com a chegada dos novos estudantes, há necessidade de proporcionar um espaço e um momento que permitam ampliar o relacionamento interno entre estudantes, docentes, investigadores e corpos técnicos. É ainda desejável que a receção dos novos estudantes seja organizada em torno de atividades lúdico-culturais pensadas e projetadas para promover o contacto entre todos e facilitar a integração dos recém-chegados", aponta Paulo Jorge Ferreira. Desta vontade nasceu a ideia da realização do piquenique na Alameda Central do Campus de Santiago aberto a toda a comunidade académica. Paulo Jorge Ferreira deixa o convite: "A presença dos estudantes, da Associação Académica da Universidade de Aveiro, dos seus núcleos de curso, culturais e desportivos, assim como de todos os restantes membros da comunidade que queiram participar na receção aos novos membros da academia, afigura-se particularmente importante para transformar este primeiro contacto com a Universidade num momento de convívio e de integração".

Do programa de acolhimento que a UA preparou para receber os mais 2000 novos alunos, destaque ainda para as visitas aos departamentos e escolas politécnicas depois do piquenique cujo encerramento está previsto para as 14h30. Ao fim da tarde, pelas 17h00, tempo ainda para uma visita à Casa do Estudante onde a Associação Académica da UA tem preparada uma festa sunset. No dia 19 de setembro será a vez de Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, saudar os novos estudantes da UA no Centro Cultural e de Congressos.