IPSantarém apresenta a 1.ª formação em Portugal para a Educação Inclusiva

  

OpenDay LiteraciaDigital-min

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém realizou o Open Day de apresentação da formação em Literacia Digital para o mercado de trabalho, que decorre pela primeira vez no ano letivo 2018/20.

Durante o evento, que teve lugar no Auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, foi apresentada a rota do digital para o mercado de trabalho, com a participação de Carlos Zorrinho - Deputado do Parlamento Europeu-, do Presidente do IP Santarém, José Mira Potes e do Vice-Presidente Nuno Bordalo Pacheco. Foram dados a conhecer os patrocinadores da formação, o handbook, a página web, a estratégia de social media, bem como os voluntários que integram este projeto – com idades dos 7 aos 70 anos, e as unidades curriculares que constituem o 1º ano da formação. Aos estudantes que integram esta iniciativa pioneira do IP Santarém foi reservado um momento de intervenção, no qual foram partilhados testemunhos inspiradores.

Apresentando-se como um modelo inovador em Portugal, este é o primeiro programa de formação de educação inclusiva, em contexto de ensino superior.

Esta formação, que promove o desenvolvimento pessoal, bem-estar e inclusão social e laboral a partir do ambiente de ensino superior da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico Santarém, tem como objetivo fundamental contribuir para que os jovens a quem se dirige sejam preparados para serem mais autónomos e possam participar ativamente em causas sociais e ambientais. Paralelamente, este projeto de valorização humana e de reabilitação social será um exemplo dinamizador junto da sociedade contribuindo com o testemunho e exemplo de cada um, para desencadear e disseminar comportamentos mais saudáveis, mais solidários e responsáveis na sociedade portuguesa.