Fundão acolheu terceiro Ignite Your Future

  

Ignite

A terceira edição do Ignite Your Future, evento promovido pela Altran, município do Fundão, Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação de Desenvolvimento da Gardunha, decorreu de 3 a 6 de abril, no Fundão, onde cerca de 150 estudantes do ensino secundário se reuniram para desenvolver competências nas áreas da robótica e informática.

 

Ao longo destes quatro dias, os jovens participantes no Ignite Your Future contactaram diretamente com profissionais da área e com ferramentas e processos tecnológicos de última geração, num ambiente interativo de partilha de conhecimentos.

Célia Reis, CEO, Altran Portugal, destacou o sucesso deste evento: "O Ignite Your Future é a prova viva do trabalho conjunto que tem sido feito pelo município do Fundão, a Universidade da Beira Interior e a Altran. Todos os anos temos um número impressionante de jovens com potencial, como os que aqui estiveram". A responsável salientou ainda a importância das Tecnologias de Informação, apelando à desmistificação de géneros nesta área: "A área das Tecnologias de Informação é uma das poucas que, em Portugal, tem uma taxa de empregabilidade superior a 100%, ou seja, com mais oferta de emprego do que candidatos. Estamos a falar de um mercado de pleno emprego. Mas atenção, estas oportunidades não se distinguem em géneros. Aliás, temos vindo com muito agrado a notar que existe um número cada vez mais crescente de mulheres nestas áreas. Na Altran, 30% dos nossos colaboradores são mulheres e foi com muito agrado que vimos nesta edição do Ignite Your Future mais raparigas a participarem e que inclusive marcaram presença entre as equipas vencedoras."

Para Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão: "Este é um dos momentos em que sentimos que efetivamente fazemos a diferença para os alunos do ensino secundário. A aposta continua na área de TI e nesta cultura de valor, com um portefólio de oportunidades diferentes, torna-nos mais cidadãos do mundo, a partir da nossa terra natal, e isso é algo que nos enche a todos de grande orgulho, sem nunca esquecermos as nossas pessoas, as nossas comunidades, potenciando-as numa escala mundial. Estiveram aqui presentes alunos de mais de 20 localidades diferentes, que durante estes quatro dias trabalharam em equipa e realizaram coletivamente coisas diferentes".

José Carlos Páscoa Marques, Vice-Reitor para Área de Projetos da UBI acrescentou: "É sempre um prazer para a UBI estar envolvida em iniciativas como esta. Este ano, cerca de 30 estudantes da UBI assumiram o cargo de mentores e monitores. Também em especial nesta edição, foi visível uma grande presença por parte das raparigas onde, de facto, as tecnologias e engenharias não costumavam ser áreas com grande presença das mulheres."

Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior deixou ainda elogios às entidades que abraçaram este projeto, "numa terra que mostra que é possível fazer diferente quando se aproveitam sinergias".