IADE-Universidade Europeia lança desafio a estudantes

  

IADE

Para assinalar o Dia Mundial da Usabilidade, que se comemora a 8 de novembro, a UNIDCOM, Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE-Universidade Europeia, em parceria com o LISPOLIS, a Tangível e a ADUUX, desafiam os estudantes do IADE – Universidade Europeia a denunciar casos de má usabilidade em artefactos do quotidiano.

A iniciativa "Tesourinhos da Usabilidade", acompanhada por palestras dedicadas ao tema, pretende analisar exemplos de mau design e ensinar, de forma lúdica, importantes lições de design, estimulando, em simultâneo, a capacidade de observação crítica do quotidiano.

Para participar basta enviar uma fotografia do objeto mal desenhado, acompanhada de informação de contexto – localização, o erro ou dificuldade sentida na utilização do artefacto – para o formulário criado para o efeito (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScmfOXKf5E-kd2i8gtd04DpZOIx4UzMfcvloliXvyap4BbghA/viewform)

As imagens serão partilhadas nas contas de Instagram (https://www.instagram.com/tesourinhos.iade/) e Facebook da UNIDCOM para votação pelo público do objeto mais mal desenhado, à qual se somará a votação do júri. Os vencedores serão conhecidos no dia 8 de novembro, durante o evento que assinala o Dia Mundial da Usabilidade, no Auditório Veiga Simão, do LISPOLIS. As inscrições para as palestras estão disponíveis aqui

A Usabilidade consiste no uso fácil e agradável dos artefactos digitais ou analógicos. Este termo também é utilizado para definir um conjunto de métodos/técnicas e processos utilizados para avaliar e melhorar esta qualidade – aprendizagem, eficiência, memorabilidade, erros e satisfação -, no design dos artefactos, contribuindo para uma melhor Experiência de Utilização.

Criado em 2005 pela Usability Professionals Association, o Dia Mundial da Usabilidade visa a melhoria da usabilidade e do quotidiano dos cidadãos. Para além do IADE-Universidade Europeia, outras instituições em todo o mundo realizam iniciativas que reforçam a ligação entre o design e a experiência do utilizador, tendo como finalidade a criação da melhor experiência para o consumidor.