Um projeto para "transformar a vida" de pessoas cegas

  

 

braille-52554 960 720

Estudante de mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (ESECS/IPLeiria) apresenta projeto "Música transformando vidas". Objetivo é "melhorar a vida de adultos com deficiência visual através da música". 

Segundo revela o Politécnico de Leiria, em comunicado, o projeto centra-se "numa conceção de educação musical, abrangente, designadamente perante a deficiência visual", abordando esta arte como "ferramenta importante de transformação de vida, numa perspetiva de inclusão musical e social". Desta forma, o projeto "apresenta propostas e técnicas que se revelaram eficazes do ensino de música para pessoas com deficiência visual e sem conhecimento musical e de braile".

 

Este projeto deu ainda origem a livro infantil inclusivo - “O circo panapaná” - que oCentro de Recursos para a Inclusão Digital da ESECS/IPLeiria adaptou para braille e sistema pictográfico para a comunicação (pictogramas), transformando-se assim num instrumento "inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais, ou com crianças em idade pré-escolar", acrescenta a mesma fonte.

Ambos os projetos são apoiados pelo Rotary Club de Leiria, que marcará presença na apresentação, na próxima quarta-feira, 15 de novembro, no auditório 1 da ESECS/IPLeiria, a partir das 16h30.