Concurso de cartoons convida a desenhar em prol da paz

  

desenho paz

A 18 de Maio, às 10h45, na Reitoria da Universidade de Lisboa, estudantes universitários de todo o país são convidados para o evento "Como Construir Paz Sustentável?", dinamizado por Catarina Furtado.

Com o apoio dos cartoonistas António (Expresso) e Tjeerd Royaards (New York Times, The Guardian) estudantes de todas as áreas – direito, relações internacionais, ciências políticas, artes e por aí fora – vão aprender a transformar as suas ideias sobre Paz e Segurança num cartoon, tweet ou fotografia. As melhores ideias serão integradas numa exposição coletiva que vai viajar até ao Palácio da Paz (Haia) e à Sede das Nações Unidas (Nova Iorque).

A anteceder o workshop, os estudantes serão estimulados a pensar sobre esta matéria numa sessão de apelativas apresentações. Catarina Furtado fará uma introdução sobre o seu papel como Embaixadora da Boa Vontade no Fundo para as Populações das Nações Unidas. Após uma apresentação de Govert Bijl de Vroe, Embaixador dos Países Baixos em Lisboa, sobre a perspetiva da Holanda em matéria de paz e segurança, será a vez de António, cartoonista do Expresso, ilustrar a sua perspetiva com base em cartoons da sua autoria. O evento é organizado por ocasião do atual mandato dos Países Baixos como membro não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O evento é de entrada gratuita mas de lugares limitados e implica inscrição aqui