7.º Open House Lisbon já tem data marcada

  

Open House

A celebração anual da Arquitectura da cidade de Lisboa já tem data marcada. Nos dias 22 e 23 de Setembro, o 7º Open House Lisboa afirma o seu compromisso enquanto bilhete gratuito para a (re)descoberta da capital.

 

Das casas privadas às infraestruturas, dos espaços culturais aos escritórios, dos teatros às escolas, serão 70 os espaços anfitriões de visitas, passeios e conversas com autores de projectos, urbanistas, historiadores e demais especialistas, que vão ajudar a perceber a cidade e seus diferentes momentos de transformação através da Arquitectura.

Nesta edição, os comissários convidados são o arquitecto, crítico e professor Luís Santiago Baptista, e a arquitecta, professora e curadora Maria Rita Pais. Recorde-se que, em 2017, o Open House Lisboa registou mais de 44 mil visitas aos 87 espaços propostos no roteiro. Inaugurou também o programa de acessibilidade com visitas dedicadas a pessoas cegas ou com baixa visão, surdas e com deficiência intelectual, programa que este ano continuará a ser desenvolvido. Confirmou ainda o sucesso dos programas paralelos Open House Júnior, com 14 actividades para toda a família, e Open House Plus com 9 eventos.

Esta iniciativa, que junta a Trienal e a EGEAC, procura promover um maior diálogo da Arquitectura com a comunidade, acreditando que este está na base de uma melhor vivência da cidadania. "Esta parceria, que se tem alargado e renovado a cada edição, potencia o conhecimento dos espaços públicos e privados da cidade através de um olhar especializado mas acessível a todas as pessoas. É com esse espirito de inclusão e promoção do património – contemporâneo e antigo – que temos pensado conjuntamente cada edição", frisa Joana Gomes Cardoso, Presidente da EGEAC.