Literatura Europeia anima Bairro Alto

  

Noite literatura europeia

A 9 junho, a Noite da Literatura Europeia, organizada pela EUNIC Portugal com o apoio da Representação da Comissão Europeia, volta a encher as ruas de Lisboa, entre as 18h00 e as 23h30, com as palavras de autores europeus numa nova edição do serão literário mais intenso da capital.

 

Este ano, a Noite da Literatura Europeia, muda-se para o Bairro Alto, ocupando diversos espaços entre a Rua do Século e a Calçada do Combro, como a Secretaria-Geral do Ambiente, o Convento dos Cardaes, a Academia das Ciências de Lisboa, a Liga dos Combatentes, o Atelier-Museu Júlio Pomar, o Tribunal Constitucional, a Igreja de Nossa Senhora de Jesus ou a Galeria Ratton.

Pela primeira vez, a Noite da Literatura Europeia arranca com um espetáculo de abertura. Às 18h00, no Lyceu Passos Manuel, a associação cultural Miso Music Portugal e a Companhia Maior apresentam um “coro falado” a partir de um conjunto de poemas de autores portugueses. Entre as 19h00 e as 23h30, têm lugar as habituais leituras de excertos de obras europeias, com uma duração de 10 a 15 minutos, e que se realizam de meia em meia hora para dar ao público a possibilidade de assistir às várias apresentações. Mas há mais novidades na Noite da Literatura Europeia deste ano. Entre as 15h00 e as 16h00, está marcado um encontro com autores na Feira do Livro de Lisboa e, a partir das 19h00, na Liga dos Combatentes, será lançado, em estreia absoluta, o livro Privilégio de Penumbra de Felipe Benitez Reyes.

Nesta 6.ª edição, estão representados 14 países: Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia. As obras literárias escolhidas percorrem temas tão variados como as convulsões e conflitos sociais, a identidade, o pós-guerra, a infância, a vida quotidiana e o amor. A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, que conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e se realiza no âmbito das Festas de Lisboa, em parceria com a EGEAC.