Thriller leva público até aos meandros do tráfico humano

  

Carga

A história de 'Carga', filme realizado por Bruno Gascon, com estreia marcada para 8 de novembro, deu origem ao livro de Vasco Cortese, que chega às livrarias dia 23 de outubro. Complementares, autónomos um do outro, inquietarão profundamente o público.

 

'Carga', o filme, é um thriller dramático que conta a história de Viktoriya, uma jovem russa apanhada numa rede de tráfico ilegal, e de António, um velho camionista que se cruza no caminho da jovem, despoletando um encontro que o leva a questionar todos os seus princípios. É a primeira longa metragem do realizador Bruno Gascon e é protagonizada pela atriz Michalina Olszanska, considerada uma das mais talentosas atrizes da sua geração na Polónia, onde se tem destacado em projetos internacionais como a série 1983 da Netflix e no filme Sobibor, recentemente submetido pela Rússia ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. A seu lado conta com nomes conhecidos dos portugueses como Vítor Norte, Rita Blanco, Sara Sampaio, Ana Cristina Oliveira, Miguel Borges, Duarte Grilo, Dmitry Bogomolov, e ainda a participação especial de Rui Porto Nunes e Rui Luís Brás.

'Carga' é também um livro. Numa operação rara em Portugal, o grupo editorial LeYa e os Caracol Studios desenvolveram a adaptação a livro desta longa-metragem. Assim nasceu o romance que será publicado a 23 de outubro, com a chancela da Oficina do Livro. Da autoria do estreante Vasco Cortese (pseudónimo), trata-se de um thriller com uma identidade bem vincada, que reinventa as imagens e as palavras da tela em vez de se limitar a transpô-las para o papel como um simples tie-in. Escrito num registo negro, a fazer lembrar a atmosfera densa de alguns policiais nórdicos, e contado com um ritmo alucinante, o livro oferece uma outra dimensão à história dramática que o filme nos conta, explorando as várias personagens de novas perspetivas, contextualizando as origens do crime organizado na ex-URSS e mostrando com frieza os dois lados em confronto na tragédia do tráfico humano.