Finalistas da ESTC convidados de festival em Berlim

  

ESTC

A Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), do Politécnico de Lisboa, foi convidada a participar num dos mais conceituados festivais de Teatro a nível mundial: o FIND (Festival for International New Drama), integrado no Schaubühne Berlin.

Durante dez dias, de 6 a 16 de abril, um grupo de 16 finalistas da Licenciatura em Teatro da ESTC participará no FIND plus, programa de formação destinado a estudantes e integrado no conhecido festival. A par dos alunos portugueses, estarão também estudantes de escolas de Paris e Berlim. O grupo de 75 jovens portugueses integrará em diversos workshops e grupos de discussão e performance, dirigidos pelos criadores do festival, mas também por referências do teatro internacional. Vai ter ainda o privilégio de conhecer e de trabalhar em conjunto com uma turma da New York Tisch School of the Arts. Esta é já a oitava edição do programa FIND plus que, em anos anteriores, convidou estudantes da Croácia, Palestina, Polónia, Rússia, Tunísia, Turquia, Hungria e Grécia.

«É para nós um orgulho imenso termos sido convidados para participar neste festival. A participação no FIND plus vai proporcionar aos nossos estudantes a participação num importante espaço de reflexão, partilha e diálogo, transcendendo as fronteiras linguísticas, nacionais e culturais. Será também uma oportunidade única para conhecerem e aprenderem com alguns dos mais importantes criadores do Teatro Contemporâneo», afirma o Prof. Álvaro Correia.

«The Art of Forgetting» é o tema da 18ª edição do FIND, na qual são apresentadas pela primeira vez inúmeras produções de vários cantos do mundo. De acordo com o próprio festival, o ponto de partida desta nova edição é o desejo utópico de superar traumas, apagando intencionalmente a memória individual ou coletiva. Mas esse antigo sonho do Homem de curar através do esquecimento rapidamente resulta na reabertura inadvertida de feridas antigas e na perda de identidade pessoal e cultural. As produções do programa FIND opõem-se a esta "arte de esquecer" fazendo do teatro uma arena de recordação.

Mais informações em: https://www.estc.ipl.pt/