Matosinhos assinala Dia Internacional do Voluntariado

  

Dia Internacional do Voluntario

A Câmara Municipal de Matosinhos homenageia a 5 de dezembro, pelas 18 horas, três dezenas de colaboradores do VEM-Banco Local de Voluntariado, assinalando deste modo o Dia Internacional do Voluntariado.

 

Durante a cerimónia, que terá lugar na Casa da Arquitectura, serão ainda assinados protocolos com cinco instituições que passarão a integrar o VEM.

Os trinta homenageados integram o contingente de 266 voluntários ativos do Banco Local de Voluntariado, o qual conta também com a colaboração de 56 instituições parceiras. A partir de amanhã passam a integrar o VEM a associação Passo Positivo, a Liga dos Amigos do Hospital Pedro Hispano, a Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra, a Associação dos Rotários de Matosinhos para o Ensino Sénior e o Agrupamento de Escolas Óscar Lopes (Escola Básica do Estádio do Mar).

O Dia Internacional do Voluntariado foi criado pelas Nações Unidas em 1985, reconhecendo a importância do serviço voluntário e procurando incentivar este ato de cidadania e filantropia. Em Matosinhos, a criação, há doze anos, do VEM-Banco Local de Voluntariado permitiu impulsionar e diversificar o voluntariado no concelho, apoiando diversas instituições de solidariedade social.

A cerimónia de amanhã, que contará com a participação de dois músicos da Orquestra Jazz de Matosinhos, servirá ainda para apresentar um novo desafio no âmbito do voluntariado local, o projeto Voluntariado Autárquico.