X Mostra Nacional de Ciência premeia jovens cientistas

  

1 Premio

Fundação da Juventude elege vencedores do concurso da X Mostra Nacional de Ciência, que teve lugar entre 30 de maio e 1 de junho.

O primeiro lugar do 24.º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores foi atribuído a Beatriz Gomes, Mariana Garcia e Paulo Castro, com o projeto - Neuro Teste. Este estudo foi desenvolvido na Escola Secundária de Arouca e permite testar composto farmacológicos a baixo custo. Entre 14 a 19 de Maio de 2017 os vencedores vão poder participar na Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), em Los Angeles, na Califórnia.

O segundo prémio contemplou dois projetos, ambos desenvolvidos na Escola Secundária da Azambuja. Um deles promove a utilização da casca de banana para reduzir os níveis de níquel nos rios, enquanto o outro se dedica ao combate da osteoporose e raquitismo, através da casca de ovo, informa a Fundação da Juventude.

Já o terceiro lugar destinou-se a um projeto, desenvolvido nos laboratórios de ciências da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, que recorre a moscas para estudar os efeitos do Omeprazol na memória. Tanto este estudo, como o detentor do segundo lugar, que versou sobre o determinar da quantidade de cálcio biodisponível na casca de ovo, vão poder ter acesso à Final Europeia, que tem lugar em Bruxelas, entre 15 a 20 de setembro deste ano.

FJ2

A criação de um novo conceito de turismo associado à matemática valeu a um grupo de jovens da Escola Básica e Secundária de Pinheiro o 4.º lugar na competição, bem como o passe para a competição Certame Zientzia Azoka, em Abril de 2017, no País Basco.

Já o 5.º lugar foi atribuído a um grupo de estudantes, do Instituto Educativo do Juncal (Porto de Mós), que desenvolveu um roteiro pedestre, com destaque para aspetos da geodiversidade na região do Juncal, acrescenta a mesma fonte.

A avaliação dos trabalhos esteve a cargo de um júri, designado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que integrou professores e investigadores das diferentes áreas científicas envolvidas e, ainda, representantes da Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, Agência para a Energia e da Agência Portuguesa do Ambiente.

Os projetos da X Mostra Nacional de Ciência podem ser consultados aqui.