Dar prazer a 1234 e a mais uns quantos

  

DSC 5228-2

Feist regressou aos palcos nacionais após 7 anos de afastamento. O público ressacava pela doçura feminina e fragilidade humana desta artista canadiana que fez um esforço sublime para superar graves problemas vocais.

«Quebrada», mas não vencida. Eis como Feist se apresentou na noite de domingo, no Coliseu dos Recreios, naquela que foi a segunda atuação desta tour em palcos nacionais depois da performance no Theatro Circo de Braga. Recorrendo a uma gravação de um tradutor automático (com português do Brasil), a cantora foi explicando que, por motivos de doença, temia não corresponder às expetativas do público que há 7 anos aguardava o seu regresso.

DSC 5168

 

Mas o ambiente da sala, e o facto de aquelas 1234 pessoas e mais umas quantas estarem ali pelo simples prazer de a ouvir, lá a convenceram a subir ao palco. E ainda bem, pois que o que faltou em perfeição técnica aqui e ali, por pura incapacidade e não por incompetência claro, foi compensado com generosas doses de sentimento. O recente 'Pleasure' abriu o alinhamento encerrado pelo "velhinho" '1234'. Entre um e outro houve tempo para uma cover de Nina Simone e para as várias fases da carreira de Feist, intérprete cujo culto foi crescendo a espaços, formoso e seguro, e não a ritmo vertiginoso como tantas vezes acontece nesta indústria. O seu talento, também já explícito no coletivo Broken Social Scene, já inspirou seis álbuns.

Em mais duas horas de concerto – sim, afinal aguentou-se! – Feist, acompanhada de 4 músicos, mostrou à plateia sentada as suas, as nossas, fragilidades humanas. Rick e Jonathan que o digam, pois que até foram às lágrimas e hiper-ventilaram com tanta doçura e melancolia. Chegado há 4 dias a Portugal, este casal natural de San Diego, Califórnia, EUA, levará assim uma recordação inesperada naquela que é a sua primeira viagem pela Europa. Podemos não ter os grandes lagos do Canadá que a artista tanto canta, mas temos um coração de tamanho universal, é o que é.

(fotos de Nuno Andrade)