Portugal (e inclusão) Social

  

portugalsocial 2 1

Mais um dia da academia dedicada à área social. Hoje a visita decorreu na CERCIPENICHE – Cooperativa de Reabilitação.

Este é um espaço que se constituí por unidades distintas, entre elas, o Centro de Reabilitação Profissional (CREAP), que oferece a jovens com deficiência ou incapacidade a oportunidade de aprender uma profissão. Existe também o Centro de Recursos para a Inserção Social e Comunitária (CERISC) e, ainda, o Centro de Respostas Integradas (CERIN), bem como o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).

portugalsocial 2 2

Fundada em 1977 a instituição tem como objetivo o apoio a desfavorecidos, seja pessoas com deficiência ou utentes que apresentem alguma dificuldade ao nível da inserção social e profissional. O espaço possuí o Lar Residencial Porto de Abrigo que alberga 24 residentes. Uma outra valência da cooperativa é o Enclave Beija-Flor, uma empresa de prestação de serviços, na área da jardinagem que emprega 9 pessoas com deficiência.

portugalsocial 2 3

Nas instalações podemos encontrar um sem número de espaços dedicados a diferentes atividades. Numa primeira instância partiu-se à descoberta do Moinho da Fialha, recuperado em 2008 e que hoje se encontra em pleno funcionamento.

Depois de moído centeio e trigo, os cereais seguem até à sala onde é produzido o pão. Os participantes da semana Portugal Social on the Road tiveram então a possibilidade de ajudar e assistir a todo o processo do amassar do pão à cozedura no forno.

portugalsocial 2 4

Em simultâneo decorreram atividades como jardinagem, onde os jovens puderam aprender aquele que é o trabalho diário no Enclave Beija-Flor. E, ainda, um atelier de azulejo, onde em conjunto com os utentes da CERCI foi possível criar obras de arte personalizadas.

portugalsocial 2 5

A tarde não iria ficar por aí, visto que num outro espaço os participantes puderam juntar-se a um grupo de dança para alguns passos coreografados.

portugalsocial 2 6

Ao mesmo tempo um dos grupos aproveitou a oportunidade de aprender a fazer bolachas para alguns momentos de gulodice.

portugalsocial 2 7

No final da visita e atividades os jovens tiveram direito a uma sessão de relaxamento, levada a cabo através do método de taças tibetanas. O som produzido por estes instrumentos deixou um ambiente de acalmia na sala.

portugalsocial 2 8

O dia terminou com a viagem até à Pousada da Juventude na praia da Areia Branca, local em que o grupo fez o balanço do dia durante alguns momentos de reflexão e também de diversão.

portugalsocial 2 9