Explicar o Mutualismo

  

portugalsocial4 1

A Cidade do Conhecimento foi o destino de mais um dia na academia Portugal Social on the Road, com uma visita a algumas das valências de A Previdência Portuguesa, bem como momentos de reflexão sobre valores mutualistas.

O Jardim de Infância da instituição (JIPP) integra o ensino pré-escolar, uma creche e ainda uma sala para crianças entre os 2 e 3 anos de idade. Durante o Verão e, apesar da continuidade de um carácter educativo permanente, oferece atividades mais lúdicas àqueles que frequentam o espaço.

portugalsocial4 2

Os participantes da semana, que resulta de uma iniciativa da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) e da Forum Estudante, aproveitaram a visita para conhecer o projeto Horta Pedagógica, que venceu o prémio Inovar para Melhorar 2016. Tiveram ainda oportunidade de contactar com os pequenitos que frequentam o JIPP, através de algumas dinâmicas que possibilitaram momentos de diversão entre crianças e jovens.

portugalsocial4 3

Prestar resposta social na área educativa constitui a missão pela qual se pauta este jardim de infância, que promove ainda algumas atividades de enriquecimento curricular, como a expressão musical, a psicomotricidade e o inglês.

Visitar Coimbra

No final da manhã, os jovens dirigiram-se até à Liga dos Combatentes para almoçar, sendo que logo depois seguiu-se um passeio pela baixa da cidade, pelo Parque Verde do Mondego e pelo Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Nesta última paragem, os participantes assistiram a um vídeo sobre as origens do mosteiro dedicado a Santa Clara e a Santa Isabel da Hungria, que em 1288 admite as primeiras freiras e que sobrevive até ao abandono em 1886 com a morte da última residente.

portugalsocial4 4

Assim, na margem esquerda do Mondego, foi possível apreciar a beleza desta construção monástica bem como as exposições patentes.

No regresso visitou-se ainda uma das mais conhecidas igrejas da cidade dos estudantes – o Mosteiro de Santa Cruz- edificado ao estilo românico e manuelino.

portugalsocial4 5

Sessão de esclarecimento sobre mutualidades

A tarde foi dedicada a uma sessão interativa entre participantes e oradores, a fim de explicar o que são as associações mutualistas, os valores pelos quais se definem e a sua forma de funcionamento.

portugalsocial4 6

Neste sentido, o Presidente da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Alberto Silva, destacou "a importância de chegar às camadas mais jovens" e criar uma "consciência sobre as necessidades que existem no mundo". Assim sendo, devem "ser criados hábitos de solidariedade desde a mais tenra idade, a fim de contribuir para uma sociedade mais justa e solidária". Explicou ainda a génese do movimento mutualista aos presentes, bem como a forma de sustentação do mesmo - "a nossa grande receita advém das quotizações de associados", acrescentou.

Já António Martins, Presidente da Direção de A Previdência Portuguesa esclareceu o público sobre a ideia base de uma associação mutualista, que funciona "de todos para todos". Apelou ainda aos mais jovens para que pensem no futuro e que reflitam sobre a ideia de "fazer parte de uma associação mutualista, por forma a defender-se de eventualidades futuras." Esteve ainda presente o Presidente da Mesa da Assembleia Geral da União das Mutualidades Portuguesas, Luís Costa.

portugalsocial4 7