Portugal Social: last stop

  

portugalsocial 5 0

Os dias finais do Portugal Social on the Road foram passados a conhecer a realidade cooperativista e um grupo dedicado à solidariedade social. Entre viagens, os participantes da semana puderam usufruir de paisagens inigualáveis e atividades lúdicas, para além da componente cívica.

Ao quinto dia, a 15 de julho, a viagem seguiu até Oliveira do Bairro para uma visita às instalações da Calcob – Cooperativa Agrícola. Este espaço dedica-se à comercialização de produtos hortícolas provenientes de associados.

portugalsocial 5 1

 À entrada, os participantes equiparam-se com batas, toucas e proteções para os pés, a fim de garantir a higiene dentro da cooperativa. Foram visitados os locais de embalamento, cais de embarque e armazenamento, bem como outros postos de produção.

portugalsocial 5 2

A Calcob integra cerca de 5000 associados, 100 colaboradores e lojas em vários pontos, como em Porto Clérigo, Oliveira do Bairro, Oiã, Aveiro, Cacia e Vagos.

Fernando Silva, gestor desta cooperativa agrícola de Oliveira do Bairro e Vagos, explicou durante a sessão de esclarecimento a base que define uma organização deste género - "uma cooperativa baseia-se numa economia mais ligada às pessoas", sendo que "liga a justiça social à economia para que haja progresso".

portugalsocial 5 3

Falou ainda sobre a necessidade de uma orientação constante neste tipo de espaços: " o presente exige de nós uma grande dedicação" e também "uma análise permanente do trabalho", bem como uma "abertura e visão para o futuro".

E como o Portugal Social está em constante movimento, durante o período da tarde rumou-se até Penacova. A primeira paragem deu-se no centro da vila, sob a Pérgola Raúl Lino, onde a vista se perdia sobre o rio Mondego. Foi neste espaço onde Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova e a equipa de vereadores deram as boas-vindas aos participantes da semana.

portugalsocial 5 4

portugalsocial 5 5

A fim de aproveitar a beleza natural do concelho e de desfrutar alguns minutos de descanso, os jovens foram conhecer a praia fluvial de Vimeiro, por onde passa o rio Alva. Entre uma pequena ponte de madeira e um moinho de água a paisagem natural exibia traços inconfundíveis.

portugalsocial 5 6

portugalsocial 5 7

No final da tarde subiu-se até ao cume da serra da Atalhada, na freguesia de Friúmes, para observar os 23 moinhos de vento alinhados entre o Caramulo, a Estrela e a Lousã.

portugalsocial 5 8

À noite a receção foi feita no Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo do Miro (GSSDCR) . Manuel Cunha Nogueira, presidente do grupo, para além de ter sido o anfitrião das belas paisagens do concelho, foi também orador de uma sessão de esclarecimento sobre as várias valências do GSSDCR.

portugalsocial5 9

O espaço de Solidariedade Social integra uma creche, um centro de dia, uma estrutura residencial para idosos, uma SAD e uma loja de produtos locais, entre muitos outros. A ideia é garantir a coesão social através de vários programas para o desenvolvimento, sendo uma das áreas de incidência o apoio à juventude.

portugalsocial5 10

O fim do dia levou os participantes até às festas de Penacova, onde assistiram a um espetáculo musical.

portugalsocial 5 11

Último dia

A manhã de sábado, para fechar a semana em grande foi passada no rio com uma atividade lúdica – canoagem. Entre movimentos de remo e alguns mergulhos, por vezes inusitados, o Portugal Social on the Road chegou ao fim.

portugalsocial 5 12