Oficina criativa

  

startupweek 4 1

A Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTS/IPS) foi o destino escolhido para mais um dia da IPStartupWeek.

O empreendedorismo foi a temática que deu início à sessão matinal, onde esteve presente a subdiretora da ESTS, Susana Gonçalves a fim de dar as boas-vindas aos participantes da semana. Já Júlia Justino, docente na Escola Superior de Tecnologia explicou aos presentes algumas das ideias que constituem o espírito empreendedor.

De seguida deu-se início ao EmpreendLab, uma "oficina" onde os alunos iriam criar t-shirts com temáticas correspondentes a cursos da instituição. Assim sendo, Mecânica, Ambiente, Biomédica, Eletrotecnia e Eletrónica, Automação e Instrumentação estiveram na ordem do dia.

A fim de buscar alguma inspiração e conhecimento para a criação das peças de roupa, cada uma das equipas pôde visitar o laboratório correspondente à sua temática.

startupweek 4 2

Ao grupo que ficou com o tema Biomédica foi possível explorar a área das nano-partículas através de uma experiência "valiosa". No laboratório E122 os jovens puderam observar o processo de formação de nano-partículas de ouro. A junção de 2,5 miligramas deste metal, com água destilada e ácido cítrico tornou a cor dourada em tons avermelhados e violeta.

startupweek 4 3

startupweek 4 4

Terminadas as visitas os alunos regressaram ao processo criativo. Sendo que no final da personalização das t-shirts, cujo tema diz respeito a uma área lecionada na ESTS, seriam avaliadas mediante alguns critérios: Criatividade (20%), Viabilidade (20%), Quem? O quê? (40%) e Impacto (20%).

startupweek 4 5

Para além das t-shirts os participantes tiveram ainda que criar uma argumentação específica para a criação de um negócio sustentável. No final, já no auditório da Escola Superior de Tecnologia os jovens apresentaram os seus projetos.

startupweek 4 6

O júri deliberou e deu a vitória à equipa com a temática Ambiente. Os vencedores levaram para casa uma pen com o símbolo do IPS.

startupweek 4 7

Como começar uma Startup

Bruno Vagarinho e Catarina Gomes, da Biocare, um projeto de apoio domiciliário a pessoas com problemas de mobilidade (vencedor do Poliempreende) lançaram um desafio aos jovens – a prática de brainstorming. Nesta linha de atuação, pediram aos grupos que encontrassem novas utilidades para um simples clip. No momento seguinte os alunos teriam que escolher apenas uma ideia, dentre as várias que foram geradas.

No final da dinâmica, Catarina Gomes explicou aos presentes a importância deste tipo de exercícios - "a escolha de ideias entre muitas é o princípio de formação de uma StartUp."

Passeio à beira-rio

Para terminar o dia em grande foi proporcionada uma Noite Cool com vista para o Sado,onde foram realizadas algumas atividades de cariz lúdico.

startupweek 4 9

startupweek 4 10