Estimular um ambiente educativo inovador

  

DSCN7861

À semelhança de anos anteriores, a Direção-Geral da Educação (DGE) participa na exposição Qualifica. O seu stand gira em torno do lema "Pensar, Agir, Aprender!".

A DGE considera esta Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego «um momento privilegiado para a disseminação da sua visão para o futuro da educação, incidindo particularmente nos aspetos metodológicos da aprendizagem e da organização pedagógica e didática». Pretendendo recriar um "Ambiente Educativo Inovador", a DGE promove ali uma mostra de práticas inspiradoras no âmbito dos Ambientes de Aprendizagem e Flexibilização Curricular. Aqui repensa-se «o papel da pedagogia e das opções metodológicas e organizacionais subjacentes, flexíveis e inspiradoras, de gestão do trabalho colaborativo em contexto de aprendizagem». De igual modo, «são equacionados os papéis dos alunos e dos professores nas relações que estabelecem no interpretar e agir o currículo».

Ao longo dos quatro dias da Qualifica, no espaço da DGE, os professores foram convocados a testar estas metodologias, acompanhando, moderando e orientando os trabalhos dos alunos, in situ, com o apoio de especialistas. Também foram disponibilizados workshops, exclusivamente para docentes, de todas as áreas disciplinares e ciclos de ensino.

Para mais informações consulta: www.dge.mec.pt