Dar o Salto para a magia da arte circense

  

DSCN7889

 

Chama-se Salto – International Circus School e está na Maia à espera dos jovens maiores de 18 anos que pretendam uma formação preparatória e profissional nas artes do circo. Na Qualifica'18 esta escola apresentou um espaço diferente de todos os outros pois que não é para qualquer um isso de andar em cima de bolas gigantes ou fazer a espargata e malabarismo ao mesmo tempo.

Aberta desde o início do presente ano letivo, a Salto – International Circus School está a fazer todos os malabarismos exigidos por lei para ver o seu curso com direito a equivalência secundária ou superior. De momento os seus cursos de dois anos em artes de circo servem como formação preparatória e profissional. Nesta escola da Maia também existem cursos intensivos (duas a seis semanas), workshops (um a três dias) e residências artísticas (um a três meses).

Para entrar, há que fazer audições, se bem que é possível começar do zero. Entre os atuais 22 alunos há, portanto, "maçaricos", gente autodidata e pessoas que vieram do universo da dança e do teatro, duas das matérias lecionadas na Salto, a primeira das quais nas versões clássica e contemporânea. Do currículo fazem ainda parte acrobacias, mão na mão, pino, lira, tecido, trapézio, straps, mastro chinês, malabarismo, arame, trampolim. Também se exercita a flexibilidade e as forças combinadas. No primeiro ano também há cadeiras teóricas e no segundo escolhe-se uma especialidade, conta a estudante Ana Luísa Mouro. As turmas são pequenas, o que é sempre bom pois cada aluno tem direito a mais atenção individual.

«Formar os artistas de amanhã com sólidas bases artísticas e técnicas nas melhores instalações de Portugal» é o objetivo da Salto. Tirado o curso preparatório é seguir os estudos numa escola superior de artes, algo que, avisamos, não existe em Portugal. França, Bélgica e Suécia são os países que melhores opções oferecem nesse caso. Para os formandos há também a hipótese de integrar uma companhia teatral/circense ou brilhar como artista contratado em eventos sociais.

Consulta mais informações em: https://www.saltocircus.com/