X Concurso de Fotografia da Nova: Nova SBE é tetracampeã

  

Squat Lara

A décima edição do concurso de fotografia organizado pelos Serviços de Ação Social da NOVA (SASNOVA) arrancou com o tema Pontos de Vista e já são conhecidos os vencedores. A primeira classificada foi uma estudante de Gestão, continuando o legado da Nova School Business & Economics que, pelo quarto ano consecutivo, vê um aluno seu conquistar o primeiro lugar.

O concurso teve início no ano lectivo de 2008/2009 e é aberto a todos os alunos da Universidade Nova de Lisboa. O reitor da Universidade João Sàágua sublinha que “é um dos poucos momentos em que uma instituição tão heterogénea vê o seu talento reunido”.

A tradição mantém-se e, a cada entrega de prémios, é feita a Inauguração de uma exposição com uma seleção dos trabalhos enviados, da autoria da arquiteta Catarina Portugal.

Esta exposição decorre no edifício da Reitoria da NOVA, em Campolide. A edição de 2018 foi marcada também pelo lançamento da 2ª edição de uma compilação de João Carreiras, autor e organizador do evento, com as melhores fotografias dos últimos cinco anos.

livros

Na revelação dos premiados, esteve presente toda a comitiva organizadora incluindo a jurada e professora catedrática na FCSH-UNL (Faculdade de ciências sociais e humanas), Rita Mascarenhas. A especialista desvendou pormenores sobre o processo de seleção: “É gradual e progressivo, essencialmente constituído por três fases, na última escolhemos de entre os doze melhores trabalhos”.

WhatsApp Image 2018-06-22 at 10.51.13

Das mais de 300 pessoas que participaram, foi Lara Esteves que arrecadou os 500 euros do primeiro prémio. A estudante encontra-se a frequentar o mestrado em gestão na Nova SBE, sendo que a sua paixão é o design e a fotografia. A fotografia encedora, explica, foi tirada "durante o verão passado quando fiz voluntariado na Grécia". "Levo sempre a máquina comigo", reforça.


WhatsApp Image 2018-06-22 at 10.51.11

Apesar do talento notável, Lara confessa que ficou surpreendida e que, à medida que iam destapando as fotos vencedoras, guardava para si a inquietação. Não só Lara, mas outros participantes sublinharam a profundidade do tema: “Era um tema muito relativo, muito disperso, quando peguei na câmara para fotografar senti uma dificuldade imensa”, relembra o participante Elmano Madaíl da FCSH-UNL, ao olhar para a sua fotografia na exposição.

IMG 2549

Os SASNOVA prometem continuar com o concurso de fotografia e mostram-se orgulhosos pela enorme adesão à iniciativa, deixando o convite para uma visita à Reitoria da Nova onde se encontram os trabalhos expostos.

WhatsApp Image 2018-06-22 at 10.51.08