Transformadora hortofrutícola vence Concurso de Protótipos Tecnológicos

  

 

Um equipamento que transforma diversos produtos hortofrutícolas em rações foi o vencedor da edição de 2017 do "APTIPRO" - Concurso de Protótipos Tecnológicos, cuja fase final decorreu, no início do verão, no Instituto Profissional da Bairrada, em Oliveira do Bairro. Nesta competição inscreveram-se mais de 30 projetos de várias escolas com ensino profissional do país.

Afonso Roque e José Sousa, alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos venceram o concurso com o projeto "Green Food Balance" que, para além da transformação de hortofrutícolas, permite o reaproveitamento do excedente da matéria-prima para ração para fertilizante orgânico.

Participam neste concurso alunos do ensino profissional, pertencentes a estabelecimentos de ensino públicos e privados de norte a sul do país, da área da eletrotecnia ou de clubes de robótica, tendo concorrido com os seus protótipos, elaborados no âmbito das Provas de Aptidão Profissional.

Promovido pela Associação Nacional de Professores de Eletrotecnia e Eletrónica (APTIPRO) e pelo Instituto Profissional da Bairrada, com o apoio da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) entre outras entidades, o "APTIPRO" visou evidenciar, perante o tecido empresarial, as competências alcançadas pelos alunos, promover novas aprendizagens e ainda proporcionar o intercâmbio de experiências.