Prensa inovadora promove reciclagem

  

Escola Profissional de Coruche entrega uma prensa esmagadora de latas à ITS

Os alunos do curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica da Escola Profissional de Coruche (EPC) desenvolveram uma prensa esmagadora de latas.


Este mecanismo inovador, que será utilizado nas instalações da ITS – Indústrias Transformadora de subprodutos, S.A. (pertencente ao grupo ETSA), irá permitir compactar latas e, consequentemente, efetuar uma reciclagem mais eficaz.

O projeto foi desenvolvido entre 2014 e 2017 pelos jovens Carlos Guilherme, Carlos Costa, Jorge Trepeças e João Silva, tendo sido apresentado no âmbito das suas provas de aptidão profissional. A empresa acompanhou este processo de perto, através do fornecimento de materiais e de contributos, visando a sua melhoria.

Esta é a segunda parceria de desenvolvimento de equipamentos concretizada entre a EPC e empresas do concelho de Coruche. No ano letivo anterior, foi entregue à Arrozeiras Mundiarroz uma máquina de rasgar sacos, um mecanismo também desenvolvido no laboratório de eletromecânica pelos alunos da EPC.