Uma noite dedicada à literatura da Europa

  

beach-1868769 960 720

No próximo sábado, a zona do Carmo/Trindade volta a acolher a Noite da Literatura Europeia, o serão literário de entrada livre mais intenso de Lisboa e que "transforma a capital numa verdadeira babel europeia".

A 5.ª edição conta com a participação de 11 autores de 11 países europeus. Entre as 18h30 e as 23h30 decorrem leituras com uma duração de 10 a 15 minutos, que se realizam de meia em meia hora, para dar ao público a possibilidade de visitar os diversos espaços e assistir a todas as sessões.

O programa deste ano percorre o sonho e a fantasia, o jornalismo, o amor e o futebol, a culinária, o campo e a cidade, a aventura e a matemática, as relações familiares, entre outros temas. Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia são alguns dos países incluídos neste roteiro. 

Portugal será representado pela autora, ilustradora e designer de comunicação, Catarina Sobral, com a leitura de "Achimpa" e "O meu avô", ambos recomendados no Plano Nacional de Leitura para o 3.º e 2.º anos de escolaridade respetivamente.

Os excertos serão lidos por atores portugueses em espaços como o Quartel do Carmo da GNR, o Círculo Eça de Queirós, o Claustro do Museu de S. Roque, a Sala de Extrações da Lotaria e o Teatro da Trindade, entre outros.

A Noite da Literatura Europeia é uma iniciativa da EUNIC Portugal, que conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e se realiza no âmbito das Festas de Lisboa, em parceria com a EGEAC.

Para consultar toda a programação, visita: http://www.literaturenights.eu/en/2017/city/346-lisbon/page/1096-info/?lang=pt