Fernando Pessoa em cena

  

galgar com tudo por cima de tudo

“Galgar com tudo por cima de tudo”, baseado em obras do escritor, vai estar no Porto e em Santarém.

Encenado por João Rosa, e interpretado por Catarina Gonçalves, o espetáculo produzido pelas Oficinas de Teatro de Lisboa, vai passar pelo Rivoli Teatro Municipal do Porto (16 e 17 de Maio) e pelo Teatro Sá da Bandeira (29 e 30 de maio).

A partir da “Ode Triunfal”, “Opiário”, “Ode Marítima”, “Isto”, “Ode Marcial” e “Apostila” entra-se no universo Pessoano criando-se, assim, um espetáculo que celebra o Poeta e as suas metamorfoses à procura de si mesmo nas expressões dos sonhos, dos desejos e das vontades que a alma de cada uma abriga… Podia ser a alma de cada um de nós.

Na procura de novas formas de colocar em palco as palavras, as personalidades e a essência de Fernando Pessoa, o encenador encontrou Ofélia, uma mulher que se exprime de forma bruta, crua, lasciva que encontra satisfação nas máquinas na fábrica onde usa o seu lado sensual e sexual.

“Galgar com tudo por cima de tudo” representa o mecânico, engenheiro ou o poeta é tomado por uma personagem à procura de si mesmo no seu mais íntimo desejo de poder exprimir-se.