Cinema Italiano em Tomar

  

Tomr cartaz FCI A4

8 ½ Festa do Cinema Italiano estará em Tomar, entre 9 a 11 de Junho, no Cine-Teatro Paraíso.

Lo Chiamavano Jeeg Robot, o novo filme de culto italiano, vai estar em antestreia na programação que integra o evento. Esta obra, de Gabriele Mainetti, que venceu a Festa do Cinema Italiano (2016), em Lisboa e outros prémios em Itália, mistura o cinema de super-heróis e o típico policial italiano, informa a organização.

Mas não são apenas as obras recentes da cinematografia italiana que vão estar em exibição, será também apresentada uma cópia restaurada da obra-prima de Frederico Fellini - 8 ½ – vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro em 1964. O evento conta com o apoio do Cineclube e da Câmara Municipal de Tomar.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano começou, este ano, em Lisboa, entre 30 de março a 7 de abril (Cinema São Jorge, Cinema UCI – El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema). Para além de Tomar e Lisboa o evento marca presença em outras cidades portuguesas: do Porto a Cascais, Coimbra, Aveiro, Elvas, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal, Loulé e, até Beja. A nível internacional a festa cinematográfica acontece em Angola (Luanda), Moçambique (Maputo) e Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre).

Este ano o fortalecimento da relação com distribuidoras nacionais e a organização do festival juntam forças na promoção do cinema italiano e na revitalização do cinema de autor e de qualidade, acrescenta a mesma fonte. Neste sentido vão também ser apresentadas nove antestreias de origem nacional, durante o festival.

 

Programação Tomar:

9 de junho
21h30: Sessão de Abertura: Lo Chiamavano Jeeg Robot, de Gabriele Mainetti, 112'
10 de junho
15h30: Sessão Infantil: Pinóquio, de Enzo D'Alò, 84' 21h30: Almas Negras, de Francesco Munzi, 103'
11 de junho
15h30: Le Cose Belle, de Agostino Ferrente, Giovanni Piperno, 80' 21h30: Oito e Meio, de Federico Fellini, 138'

 

Para mais informações sobre o programa, podes consultar o site  ou a página de facebook do evento.