Cinema na baixa do Porto

  

sala-cheia-ppd2015

Há Filmes na Baixa! regressa ao Passos Manuel, nos dias 20, 21 e 22 de julho. Este ciclo de cinema, que resulta da parceria entre o Porto/Post/Doc, o Curtas Vila do Conde e a AporDoc, terá sete filmes documentais em exibição.

No dia 20 de julho vão ser exibidos três filmes recentes, que tiveram a sua estreia no Curtas Vila do Conde 2016. The Day Before the End, de Lav Diaz, The Illinois Parables, de Deborah Stratman e Fiesta Forever de Jorge Jácome.

fiesta forever - jorge jácome 2

A 21 de julho, o Doc's Kingdom, um seminário organizado pela AporDoc terá a pré-apresentação da sua próxima edição, a ter lugar em setembro, em Arcos de Valdevez. Vão ser projetadas duas curtas-metragens de Dominic Gagnon e uma longa-metragem intitulada Foreign Parts, de J.P. Sniadecki e Véréna Paravel. Este último filme serve como lançamento de uma retrospetiva dedicada ao Sensory Ethnographic Lab, um laboratório da Universidade de Harvard, onde o filme foi produzido.

foreign parts - 3

Já a 22 de julho, o Há Filmes na Baixa! apresenta Treblinka, de Sérgio Tréfaut, que se baseia nas memórias de Chil Rajchman, um judeu polaco que sobrevive aos campos de concentração. O filme venceu o Prémio de Melhor Filme Português no IndieLisboa.

treblinka - sérgio tréfaut - 4

Todos os filmes vão ser exibidos em estreia no Porto.