Conhecidos os vencedores da 22.ª edição dos Caminhos do Cinema Português

  

1CCP12

Os filmes "Zeus" de Paulo Filipe Monteiro e "Cartas de Guerra" de Ivo M. Ferreira foram os que arrecadaram mais prémios. A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no dia 26 de Novembro no Teatro Académico de Gil Vicente.

O júri da Selecção Caminhos decidiu por unanimidade os vencedores da principal secção do festival. O Grande Prémio do Festival - "Portugal Sou Eu" - foi atribuído a Filipe Abranches por "Chatear-me-ia Morrer tão Joveeeeeeem". O júri premiou "pela actualidade e pertinência do tema" e ainda pela "originalidade do traço do seu autor".

O filme "Cartas de Guerra" recebeu o galardão de Melhor Longa-Metragem pela "recriação poética, literária e humana do avassalador passado colonial português" e o Melhor Argumento Adaptado (para Ivo Ferreira e Edgar Medina) pela "corajosa interpretação do universo pessoal de um dos maiores escritores portugueses".

O filme foi ainda premiado com prémio "Melhor Som" (Tiago Matos e Ricardo Leal), a "Melhor Montagem" (Alessandro Comodin e João Nicolau) e ainda "Melhor Fotografia" para João Ribeiro.

Já o filme "Zeus" arrecadou 4 galardões nas categorias de Melhor Actor (atribuído a Sinde Filipe)e Melhor Actor Secundário (a Miguel Cunha). O filme recebeu ainda os prémios para Melhor Caracterização, Sara Menitra e Melhor Guarda-Roupa para Sílvia Grabowski pelo rigor, a qualidade e a criatividade do guarda-roupa.

O filme "Refrigerantes e Canções de Amor" arrecadou os prémios para Melhor Banda Sonora Original de Filipe Raposo, "pela simbiose entre a música original e as canções que marcaram uma época e geração em Portugal" e Melhor Direcção Artística de Artur Pinheiro.

Os Caminhos estenderam a passadeira vermelha no dia 26 de novembro às 21h45 no Teatro Académico de Gil Vicente. Esta última sessão foi o culminar de 8 dias de festival, onde o público ficou a conhecer oficialmente todos os vencedores das mais diversas categorias apreciadas pelos diversos grupos de jurados desta edição e respectiva entrega dos galardões.

Fica a conhecer todos os vencedores da noite em: http://caminhos.info/pt/