Os jovens e o futuro do emprego

  

 

1490200559e26584efc4ecea0384bb249183b1d7e0

Decorreu hoje o Encontro "Jovens e o Futuro", no Fórum Picoas, em Lisboa. Este evento faz parte do projeto "Roteiro para a Empregabilidade Jovem" que, entre março e setembro deste ano, dinamizará cinco ações sobre empregabilidade jovem. 

Durante a manhã de hoje, professores e profissionais tiveram a oportunidade de partilhar experiências e falar sobre as profissões do futuro, as competências dos alunos e o compromisso das empresas no âmbito da empregabilidade.

1490200844e0c2065fab09484fbcc3550862c79230

O diretor de Recursos Humanos da Groundforce, Pedro Ramos, realçou que as profissões do futuro estarão ligadas ao mundo digital, uma vez que o espaço físico dotado como normal nos dias de hoje irá desaparecer. Com o desenvolvimento da robótica, muitas profissões irão desaparecer. Em contrapartida, está previsto que surjam mais de 60% de novas profissões, nos próximos 10 anos.

De acordo com Pedro Ramos, a forma de combater a substituição da mão de obra humana no mercado de trabalho passa pela capacidade de ser diferente de uma máquina. Como tal, é necessário ser criativo, comunicativo, persistente, ter iniciativa e capacidade de liderança.

Discursando no painel "O compromisso das empresas", a responsável pela formação do El Corte Inglês, Salomé Barreira sublinhou a responsabilidade social das instituições em contribuir para o percurso profissional dos jovens. As empresas devem acolher e aproveitar o melhor que cada um sabe fazer, contribuindo para a sua evolução.

A Forum Estudante esteve representada no evento pela sua colaborada ligada à área da empregabildade, Cristina Carita. "Temos de acreditar em nós próprios - apenas nós podemos melhorar a nossa vida", salientou.

O roteiro para a Empregabilidade Jovem conta com mais eventos relacionados com este tema, que se realizarão nas seguintes datas: "Reforço de competências no trabalho com os jovens" (27 de abril); "Rede emprega Lisboa" (24 de maio); "Conferência Internacional Neets at Risk" (29 de junho); "Open Day CECOA" (21 de setembro).

Esta iniciativa é da responsabilidade do CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins. Para saber mais, podes visitar o site http://www.preventingneets.eu/