Universidade Europeia lança desafio para Jovens Empreendedores Sociais

  

Universidade Europeia campus Quinta do Bom Nome1

Os vencedores são premiados com uma semana de formação em Madrid onde terão contacto com a network dos vencedores de antigas edições do Programa Jovens Empreendedores Sociais, em Espanha, e um prémio monetário de 2000€. Contam também com a mentoria dos Ashoka fellows portugueses.

A Universidade Europeia, juntamente com o programa YouthActionNet, promovido pela International Youth Foundation e apoiado pela Laureate International Universities, apresenta a 1ª edição do Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) em Portugal, que conta ainda com o apoio da Forum Estudante e da Ashoca Portugal.

O lançamento oficial do Programa JES decorre dia 19 de junho, às 17h00, no Campus da Quinta do Bom Nome. A cerimónia é presidida por Pedro Barbas Homem, Reitor da Universidade Europeia, e conta com a participação de Rui Marques, Diretor da Forum Estudante, embaixador do projeto, e Joel Adriance, Diretor de Training e Learning, que vai abordar a dimensão da YoungActionNet no mundo. Susana Martins, Diretora do JES em Portugal fará a apresentação do programa e do júri que avaliará os projetos.

Dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos, o JES tem como objetivo reconhecer e recompensar projetos empreendedores de carácter social, proporcionando, simultaneamente, visibilidade aos seus jovens líderes que, pelo seu carisma e propósito de vida, atuam como personalidades inspiradoras de uma sociedade mais rica e de um mundo melhor. As candidaturas devem ser submetidas até 10 de setembro, no formulário online que a Universidade Europeia disponibiliza aqui.

Os candidatos deverão ser fundadores ou cofundadores de um projeto social ou ambiental, em curso no mínimo há três meses, e que procure a transformação social baseada na equidade, justiça e na proteção do meio ambiente. Serão avaliados segundo critérios de liderança, impacto social, sustentabilidade, inovação e pela contribuição empreendedora que possam trazer para o programa e para o país. Numa primeira fase, os jovens empreendedores serão avaliados por um comité composto por 10 especialistas na área do empreendedorismo social, professores e colaboradores da Universidade Europeia que selecionarão 10 projetos.

Na segunda fase de avaliação, os jovens empreendedores são avaliados por um júri composto por seis especialistas com experiência nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social. Os cinco vencedores são premiados com uma semana de formação em Madrid, receberão um prémio de 2000€ para investir nos seus projetos e irão usufruir do apoio e mentoria dos Ashoka fellows, em Portugal. A publicação dos projetos vencedores é anunciada a 2 de outubro.