O impacto da comunicação no ensino

  

cartaz ignite

O Espaço Atmosfera da ETIC, em Lisboa, recebe a 25 de junho o Ignite Educação @ MTW, entre as 15h e as 18h.

O evento terá como foco principal o projeto que teve início através de um estudo de caso, realizado pela Media Training Worldwide (MTW) em parceira com a Direção-Geral da Educação, que se intitula - Inspirar Motivar e Levar à Ação®.

O projeto foi implementado em duas escolas, o Colégio Cesário Verde de Lisboa (privado) e a Escola de Vialonga (pública) e, tem como objetivo mostrar ao público em geral, de que forma a comunicação interpessoal pode alterar o padrão tradicional de ensino. Durante o evento vai ser possível, neste sentido, ouvir testemunhos de pais, alunos e professores.

Ao longo dos seis meses em que a iniciativa decorreu, 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e professores das respetivas escolas, desenvolveram competências nas áreas de comunicação oral e interpessoal, utilizando metodologias de treino que são usadas por executivos de topo. A ideia foi também medir o impacto das mesmas em alunos, professores e pais.

Este caso de estudo, segundo a MTW, permitiu alcançar algumas conclusões, entre as quais, a de que o auto-conhecimento aumenta as competências sociais dos alunos, o que por conseguinte, potencia a auto-estima, auto-confiança, e segurança pessoal. E ainda, que uma nova perspetiva de olhar a sala de aula permite ao professor reenquadrar métodos, estratégias e recursos, por forma a adaptar a sua comunicação, para que esta chegue a mais alunos.

A iniciativa almeja ainda dar relevo ao valor das soft skills e das competências de comunicação para a Educação, Economia e Sociedade, bem como promover a responsabilidade e inovação social ( a longo prazo). Assim sendo o projeto dever-se-á estender a um período posterior com a duração de 3 anos, no qual é pretendido um alcance de 3000 professores e cerca de 600.000 alunos e, ainda, um impacto em 2 milhões de pessoas, informa a mesma fonte.

Para o evento a 25 de junho, o bilhete de entrada (5€) pode ser adquirido em www.last2ticket.com , parte do valor angariado reverte a favor da Associação Dar Cor à Vida.