Dia Mundial da Saúde Mental assinalado por alunos do IPCA

  

IMG 5971

Os alunos de mestrado de Ilustração e Animação da Escola Superior de Design (ESD) criaram o mural “Saudavelmente” que foi inaugurado esta terça-feira na Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos.

Esta iniciativa, celebrada no Dia Mundial da Saúde Mental, surgiu no âmbito das comemorações dos 90 anos desta Instituição e resultou da parceria da Casa da Saúde São João de Deus com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com a Escola Profissional da ACIB.

Coube à diretora da Casa de Saúde, Isabel Bragança, fazer as honras da cerimónia, onde considerou que esta iniciativa pretende, “estimular os jovens a refletirem sobre o que pode contribuir para o seu bem-estar e saúde mental, encorajando-os a, sempre que entenderem necessário, pedir ajuda”

O mural tem 11 metros de comprimento por 4 metros de altura, onde estão representadas cinco das boas práticas de uma saúde mental sã: estar com a família, praticar desporto, falar com os amigos, fazer o que se gosta e sentir-se realizado.

Estes foram os cinco elementos dados para reflexão, pelos profissionais da Casa de Saúde S. João de Deus, durante um workshop desenvolvido com os alunos da ACIB, e que permitiu, depois, aos estudantes do Mestrado em Ilustração e Animação da ESD (Raoni Xavier, Eva Vieira, Diogo Bessa e Nicolau Tudela) criar e desenvolver os desenhos e elaborar a ilustração final do mural, tendo tido o apoio dos funcionários da manutenção da Casa São João de Deus para a construção e colocação na parede.