Hoje, o dia começou com uma viagem até à Lousã, onde os participantes da academia foram recebidos no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho. A acolher-nos, estavam o vereador Ricardo Fernandes, com o Pelouro da Proteção Civil e Bombeiros e Recursos Naturais, e por Joel Fernandes, adjunto do presidente da Câmara Municipal da Lousã

Foi feita uma pequena apresentação sobre o “O Projeto Mata do Sobral”, onde mais tarde os participantes iriam fazer uma caminhada. Ricardo Fernandes falou da flora envolvente, da presença de uma espécie invasora, a acácia, de ações desenvolvidas com o intuito de a eliminar do ecossistema e do envolvimento da comunidade na proteção da mata, que foi afetada por incêndios de grandes dimensões no ano de 2017.

 

DSC 1779

 

Durante a sessão de apresentação do projeto, o vereador respondeu a algumas dúvidas colocadas pelos participantes. Seguiu-se Joel Fernandes, que fez uma breve exposição sobre o Salão Nobre dos Paços do Concelho, explicando as pinturas presentes na sala e em como o salão é utilizado em ocasiões para receber “convidados importantes”.

Caminhada na Mata do Sobral

Já na mata do Sobral, foi-nos explicado os esforços que estão a ser feitos para reabilitação do espaço e proteção das espécies existentes. A associação Activar, que desenvolve projetos de caráter social e cultura, falou da parceria efetuada com a Junta de Freguesia de Serpins “para uma iniciativa de reflorestação da Mata”.

Para revitalizar a mata “foram plantadas espécies como o sobreiro, o carvalho e o medronheiro”. O planeamento da plantação foi pensado de forma a que as estruturas existentes, como os cabos de alta tensão, não interferissem no crescimento das árvores e de forma a evitar novas ocorrências de incêndios na zona.

 

DSC 1796

 

Antes de iniciar a atividade, que envolvia a remoção da espécie invasora, os participantes receberam uma explicação sobre a acácia, a forma de reprodução da planta e o ambiente em que esta mais prospera. Depois de uma pequena caminhada, foi altura de colocar mãos à obra e ajudar a remover algumas acácias, num momento que contou com o elevado afinco de todos os envolvidos.

Um mergulho para refrescar

Terminada a caminhada, o estômago de todos estava a dar horas, então deslocámo-nos para a próxima paragem, a Praia Fluvial da Nossa Srª da Graça. Aqui foi feita a refeição e passada toda a tarde. Todos os participantes puderam dar um refrescante mergulho nas águas da praia fluvial, aproveitando para conviver e criar mais memórias em conjunto.

Amanhã será mais um dia longo e recheado de atividades, com uma viagem às Torres do Mondego, atividades desenvolvidas pelos cursos de Desporto e Lazer, Gerontologia Social e Comunicação Organizacional, com o dia a terminar com uma peça de teatro dos alunos do 3º ano do curso de Teatro e Educação.