Mais um dia de atividades pela cidade de Coimbra, o segundo desta semana que começou ontem e que juntou quase 50 jovens de todo o país. A primeira atividade do dia foi uma descida no rio Mondego em caiaque, com início na praia fluvial dos palheiros e término no parque verde em Coimbra. 

Foi um setor de 6 km com duas pessoas por canoa, e durou cerca de três horas, com uma paragem pelo meio para que os jovens pudessem dar um mergulho e descontrair antes de seguir até ao final. De acordo com Fernando Saraiva, um dos membros da equipa organizadora da atividade, “este é o setor mais calmo de todos, só com água parada, que é o setor ideal para jovens e pessoas mais inexperientes”.

Os estudantes seguiram para o almoço, no parque verde, antes de iniciar as atividades da tarde. A primeira decorreu na Casa da Mata, no parque do Choupal, onde um grupo de crianças apresentou, através de teatros, poemas e cartazes a dinâmica que vivem na Casa da Mata, e que experiências podem fazer aqui. Joana Bernardo, educadora da ‘Casa da Mata’, referiu que durante todo o ano “temos oferta de pré-escolar onde promovemos nas crianças a autonomia, criatividade, resolução de problemas, de conflitos, a vivência de riscos, os desafios e saber como resolver os mesmos”.

caiaquecompressed


De volta à ESEC, e para dar a conhecer um pouco do curso Comunicação Organizacional, a professora Alexandra Leandro decidiu desenvolver um dos temas mais estudados no curso, que é a marca. “Uma das vertentes da marca é o logotipo e tentámos passar a mensagem que os logotipos servem para identificar as marcas, para nos tornarmos mais familiarizados com as mesmas”, conta a professora. A atividade consistiu em fazer um ‘match’ entre o logotipo e o nome da marca. 

O logotipo não só é importante externa, mas também internamente, para as pessoas e organizações, afirmou a professora Alexandra, acrescentando que “é fundamental que os colaboradores das organizações se mobilizem em torno daquele símbolo da empresa. Uma atividade que é muitas vezes feita para dinamizar os recursos humanos das empresas é fazer os logotipos em formato humano”. Ou seja, ‘utilizar’ as pessoas para desenhar o logotipo, simbolizando que “as empresas são as pessoas que lá trabalham e que só sobrevivem porque há pessoas que contribuem para o seu sucesso”

Logotipo humano ‘I Love We’

Foi neste contexto que os participantes foram desafiados a fazer o logotipo humano, da semana I Love We, uma das atividades que “vão ficar para sempre na memória dos participantes, finalizou a professora”. Cada equipa de participantes formou, com a sua cor, uma letra ou símbolo, um momento que foi de muita alegria para todos.

Para terminar o dia, e porque Coimbra é uma cidade de cultura, principalmente no universo teatral, Maria e Lara, ambas alunas do 2º ano do curso ‘Teatro e Educação’, protagonizaram um monólogo, para mostrar um pouco daquilo que se vive dentro deste curso. Terminada a apresentação, estiveram à conversa com os jovens sobre a forma como este curso, que trabalha também a vertente pedagógica, aborda a educação e a forma como o teatro pode ser utilizado para intervir na sociedade

Para saberes mais sobre o primeiro dia clica aqui.