Estágios

  

estgios_mulherpeq
Num cenário de desemprego e crise, em que a experiência profissional é vista pela maioria das empresas como um requisito fundamental

e uma mais valia na procura de emprego, os estágios devem ser encarados como uma porta de entrada no mundo do trabalho, permitindo aos recém-licenciados ganhar experiência e estabelecer contacto com potenciais empregadores.
Apesar da maior parte dos estágios não ser remunerado, deve ser encarado como uma oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional, um tempo de formação adicional e, mais importante ainda, uma possibilidade de poderes vir a trabalhar nessa empresa.
Não te esqueças que, embora os estagiários possam ser uma mais valia para as empresas, estas perdem tempo em formação e planeamento das suas actividades, definição de prioridades, apresentação da empresa, e tudo o que implica a inserção de um novo elemento na empresa. Por isso, damos-te um conselho: investe no estágio e dá o teu melhor. Só tens a ganhar!
Se tiveres na dúvida em aceitar ou não determinado estágio, se não souberes o que fazer, não te esqueças que as vantagens muitas. Relembramos-te algumas:
1. Enriquecimento do currículo
2. Potenciar futuros empregos e contactos
3. Adaptação à realidade empresarial (como lidar com a dinâmica do mundo do trabalho, expectativa de resultados, relações profissionais, hierarquias, horários, etc.)
4. Possibilidade de pôr em prática os conhecimentos teóricos.
5. Permitir que se desenvolvam competências não adquiridas durante a formação.
6. Um estágio numa boa empresa pode compensar a formação numa Universidade sem grande reputação.
7. Demonstra à entidade empregadora dinamismo e vontade de se integrar no mercado de trabalho.
8. No entanto, para que um estágio funcione como experiência enriquecedora, deverá ter objectivos claros e específicos, um determinado grau de responsabilidade e alguma autonomia nas funções a exercer.

Se queres procurar um estágio e não sabes por onde começar, deixamos-te aqui algumas indicações que te podem ajudar.
1. A escolha do estágio deve estar inserida numa estratégia de procura de trabalho, o que implica dar preferência, sempre que possível, a empresas que possam representar uma vantagem em termos curriculares, ligadas à área em que tiraste o curso ou que gostarias de trabalhar.
2. Procura um estágio nos anúncios de emprego dos principais jornais e sites de emprego. Por vezes, as grandes empresas seleccionam e recrutam estagiários através de anúncios.
3. Contacta os gabinetes de estágios da tua universidade, pois a maior parte das universidades têm protocolos com empresas para estágios e ajudam a encontrar emprego através desses departamentos.