Encontro sobre investigação em design

  

Fachada IADE

A Design Doctoral Conference está a decorrer desde ontem no IADE- Creative University, em Lisboa.

Esta terceira edição é organizada em conjunto pelo IADE e pela UNIDCOM – unidade de investigação do instituto académico.

A iniciativa tem como tema a Transversalidade e reúne cerca de meia centena de investigadores. O dia de ontem contou com a intervenção de dois keynote speakers: Luigi Ferrara, do Centre for Arts, Design & Information Technology, na Universidade de George Brown (Canadá); e Pekka Korvenmaa, da Aalto University (Finlândia).

Durante a manhã de hoje, decorreu uma sessão dedicada à temática Future trends in Design & Technology, que esteve a cargo de Henri Christiaans, do Ulsan National Institute of Science & Technology (Coreia do Sul). Para a tarde está prevista a intervenção de Rajko Murši?, da Universidade de Ljubljana (Eslovénia).

Este encontro objetiva refletir sobre o avanço da investigação em design, dando especial ênfase à ideia das tecnologias como impulsionadoras de uma sociedade sustentável, informa o IADE.

Para a sessão de palestra da manhã estava previsto a comunicação Basic Design Meets Virtual Reality: a tentative methodology de Ana Glória Neves (UNIDCOM/IADE), Emília Duarte (UNIDCOM/IADE) e Diana Dias (Universidade Europeia). O estudo pretende perceber a potencialidade da realidade virtual para o processo de ensino-aprendizagem do design básico, acrescenta a mesma fonte.

Podes espreitar aqui o programa completo:

Programa Design Doctoral Conference