ESTCB/ IPCB analisa o desempenho das redes 4G em Castelo Branco

  

phone-690091 1280

Finalistas da Escola Superior de Tecnologia do Politécnico de Castelo Branco testaram a qualidade da rede móvel em Castelo Branco.

Diogo Pereira, Michel Fernandes e Pedro Mendes são alunos finalistas da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia do IPCB (ESTCB) e, coordenados pelo docente da ESTCB, Paulo Marques, realizaram no dia 23 de dezembro, entre as 18:00 e as 21:00 horas, "um estudo independente da qualidade da rede móvel na cidade de Castelo Branco", avança o Politécnico de Castelo Branco, na sua newsletter.

Este trabalho baseou-se em 20 pontos da cidade de Castelo Branco e na utilização de 3 telemóveis  com cartões de dados das diferentes operadoras que atuam em Portugal. 

Os resultados apontaram que as três operadoras "garantem cobertura 4G na malha urbana e na zona industrial da cidade de Castelo Branco". Ainda assim, existem desempenhos variáveis.

Segundo garante Paulo Marques, citado pelo IPCB, a cidade de Castelo Branco tem, no geral, "boa cobertura móvel em relação à média nacional, estimada nos 13 Mbit/s".

De acordo com a informação avançada pelo Politécnico de Castelo Branco, existe a perspetiva de "alargar este estudo às zonas rurais do concelho, locais onde, regra geral, existe uma menor disponibilidade de redes comparativamente aos centros urbanos, diferença essa que merece ser estudada".