Deixa a tua marca no mundo da Ciência

  

1414

O concurso “FCT NOVA Challenge” está de volta e deixa-te um desafio: apresentar uma solução para um problema científico concreto. As incrições para a primeira fase terminam a 24 de fevereiro. 

Para concorrer, basta seres aluno do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias do Ensino Secundário, do 12.º ano de escolaridade, do ensino público e privado. O objetivo é a apresentação de um projeto (um protótipo que resolva um problema de Engenharia) ou um trabalho científico (um ensaio sobre a hipótese de resolução de um problema científico concreto; a realização de uma experiência ou a criação de uma metodologia inovadora).

 

A equipa vencedora da primeira edição, em 2016, apresentou um projeto de Astrobiologia e ganhou um prémio monetário de 5000€, bem como uma viagem aos Centro da NASA em Washington e ao Museu Smithsonian (cobrindo asdespesas de deslocação e alojamento). 


Vídeo da edição de 2016 (Fonte: Canal do Youtube da FCT)

 

Para a edição de 2017, a organização ainda não revelou qual o destino da viagem atribuída ao grupo vencedor. Sabe-se apenas que será a "uma instituição internacional de referência na área da Engenharia, Ciências e Tencologia". 

A competição processa-se em três fases. A primeira fase diz respeito à inscrição na plataforma FCT NOVA Challenge em www.novachallenge.fct.unl.pt, a 24 de fevereiro. Depois, os projetos ou trabalhos científicos desenvolvidos pelo grupo serão submetidos nesta plataforma. Por fim, na terceira e última fase, são escolhidos os 12 projetos finalistas que apresentarão oralmente os seus trabalhos.

Para mais informações podes consultar o regulamento em http://www.novachallenge.fct.unl.pt/regulamento