A caminho do primeiro destino do 3º dia da Academia da Energia há uma tabuleta indicando Pedrogão, o tal sítio onde, no verão passado, se viveu o inferno. Mas o grupo de 50 jovens oriundos de todo o país que participam nesta iniciativa totalmente grátis ia rumo a um cenário próximo do paraíso. Penha Garcia, a escassos 10 quilómetros da fronteira com Espanha, foi o primeiro desafio a cumprir pela comitiva. Isto porque esta povoação típica expande-se pela encosta da serra, testando a resistências dos glúteos e outros músculos dos visitantes. O esforço de quem segue as rotas dos fósseis ou dos moinhos – algumas das que o Geopark Naturtejo tem para oferecer - vale bem a pena pois que é totalmente compensado pelo bom ar que se respira e a paisagem de cortar o fôlego, muitas vezes a 360º. Oportunidade para ver ruínas de vivências antigas, com casas de pastores e moinhos (cuidados com zelo pelo senhor Domingos) e os icnofósseis (as famosas cobras pintadas) como relíquias a descobrir.

DSC 3325

Mas este foi só o primeiro dos dois castelos hoje "invadidos" pelos participantes desta academia de verão, pois que à tarde rumaríamos a Monsanto, "a aldeia mais portuguesa de Portugal", numa designação ganha ainda durante o Estado Novo de Salazar, em 1938. Entre um e outro, tempo para relaxar na magnífica Fonte do Pego, uma praia fluvial que nos surge assim do nada, ao virar do terceiro calhau de quem desce a serra (não estavas à espera que te déssemos a indicação GPS, pois não!?), com direito a passadiços de madeira, troncos para brincar e uma cascata divinal.

DSC 3432

A 15 minutos de distância deste paraíso encontra-se então Monsanto, aldeia carismática, também cavada na serra e que não dá descanso aos seus visitantes. Por lá há muita coisa para ver, com destaque para a Casa de José Afonso e a Casa de Fernando Namora, dois amigos da terra. O músico por lá descansava e o doutor, autor do livro Retalhos da Vida de Um Médico, por lá tinha o seu consultório.

Luis

Na localidade que recebeu a designação de Aldeia Histórica em 1995 fomos até ao ponto mais alto, lá onde fica um castelo construído pelos Templários com vista para gigantes penedos graníticos. Anualmente, cerca de 200 mil pessoas visitam Monsanto. Entre fotografias do castelo e dos penhascos, das gentes simpáticas que parecem paradas no tempo, nesta tarde houve um turista de Taiwan que levou para casa uma recordação bónus destes 50 rapazes e raparigas. Nós retribuímos-lhe aqui a divertida gentileza. Se ele estiver a ler-nos, beijinhos!

DSC 3476

À noite uma prova menos física, mais mental. Numa proposta da Adene, os participantes desta academia foram convidados a responder corretamente ao Energia Trivial. Este quizz temático assentou em quinze questões, cujas respostas poderiam ser pesquisadas online num smartphone. Tudo isto exigiu muito trabalho de equipa em grupos de dois, concentração e rapidez. E alguma competitividade também. Esgotados mas felizes, na hora do recolher. Sobretudo os vencedores, claro.