21 885 47 30 | geral@forum.pt

No quarto dia do Brisa Student Drive Camp, chegou o tempo de colocar as mãos no volante. No final, uma surpresa que envolveu... Diogo Piçarra. 

Foi um desafio triplo que os Bombeiros Municipais de Viseu apresentaram aos particiantes da Academia da Segurança. Recebendo os estudantes, o bombeiro Rui Poceiro descreveu as atividades da manhã: um workshop de Suporte Básico de Vida (SBV), uma sessão de esclarecimento sobre como fazer uma ligação para o 112 e ainda uma atividade “mais radical”, com a descida de vários andares, com recurso a uma corda. 

Na palestra sobre a comunicação com o 112, Rui Poceiro explicou o processo envolvido na respota a uma situação de emergência. Os objetivos, explicou, são claros: chegar rapidamente ao local, estabilizar da vítima e fornecer transporte adequado. A este respeito, o bombeiro salientou uma diferença geracional. Se antes a prioridade era “perder o menor tempo possível no local”, atualmente, a abordagem passa por “garantir a estabilização da vítima”. 

IMG 7867

Esta mudança explica-se pela evolução em diferentes vertentes. Hoje, há um maior conhecimento, tecnologia mais eficaz e a formação é mais generalizada. Por outro lado, é possível, por exemplo, manter uma comunicação permanente com um médico, de forma a garantir que a situação não se agrava. Sobre a forma de transporte de uma vítima, também muito mudou. Os meios de socorro têm à sua disposição vários tipos de viaturas que respondem a diferentes situações: helicópteros, motas, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação ou diversos tipos de ambulâncias.

IMG 7885IMG 7917

Apontando a estrela de seis pontas que compõe o logótipo do INEM, Rui Poceiro sublinhou as seis fases que constituem “a cadeia” de acontecimentos da resposta a uma situação de emergência: deteção, alerta, pré-socorro, socorro, transporte e tratamento hospitalar. Uma das fases mais frágeis, explicou, é o pré-socorro, uma altura em que qualquer intervenção pode fazer toda a diferença: “algumas vezes, as pessoas esperam apenas – faz falta sensibilização e formação”.

IMG 7905IMG 7927
IMG 7957

Numa das outras estações, precisamente, os participantes puderam aprender algumas técnicas básicas de socorro: da abordagem VOS (ver, ouvir e sentir) à PLS (Posição Lateral de Segurança), passando pela técnica de compressão e respiração.

Atrás do volante
Depois de almoço, chegou a altura de passar da teoria à prática. Com o auxílio de três instrutores da Escola de Condução Viriato, os participantes puderam ter uma primeira de experiência de condução, conhecendo alguns dos príncipios básicos.

À FORUM, o instrutor de condução Vítor Rodrigues explicou que este momento serviu como “quebra-gelo” para muitos dos participantes. Durante o passeio, foi possível ter uma primeira abordagem aos comandos de um carro como volante e os pedais, conhecendo a sua sensibilidade. “Quando tiverem a sua primeira aula de condução, estarão um pouco mais confiantes”, acrescentou.

IMG 7990

Durante o exercício, foi ainda possível salientar algumas das regras de trânsito básicas como, por exemplo, a utilização do cinto de segurnça ou o respeito pelo sinal de STOP. Para os condutores com carta provisória, durante os primeiros três anos, não respeitar o sinal de STOP pode mesmo significar ficar sem carta, destacou o instrutor. 

IMG 7991IMG 8026IMG 8008

Para Vítor Rodrigues, esta foi também uma oportunidade de mostrar como as aulas de condução são estruturadas com objetivos claros e, acima de tudo, seguras. “Neste carro, vamos conduzir com quatro olhos, quatro braços e quatro pernas”, reforçou.

O quarto dia ficou ainda marcado pela sessão de encerramento de mais uma edição do Brisa Student Drive Camp. Durante a cerimónia, no auditório do Politécnico de Viseu, a vereadora Cristina Brasete, destacou o gosto do munícipio em receber estes 50 estudantes e revelou ainda uma surpresa para a noite que se aproximava: a possibilidade de poder conhecer Diogo Piçarra, depois de assistir ao concerto do cantor, na Feira de São Mateus.

IMG 8038

Assim, depois do concerto, os participantes do BSDC tiveram a oportunidade de se deslocar até ao backstage, ficando o momento devidamente registado, com uma foto de grupo.

IMG 8048IMG 8079

As atividades do Brisa Student Drive Camp prolongam-se até amanhã, com uma deslocação até ao kartódromo de Vila Nova de Paiva.

Pub EF_2019_2
Pub Sitestar
Pub Glion
Últimas - Brisa Student Drive Camp
Brisa Student Drive Camp
30 Novembro -0001

O último dia da academia da prevenção segurança rodoviária passou pelo kartodromo de Vila Nova de Paiva. Vê algumas das melhores fotos. 

Brisa Student Drive Camp
30 Novembro -0001

No quarto dia do Brisa Student Drive Camp, chegou o tempo de colocar as mãos no volante. No final, uma surpresa que envolveu... Diogo Piçarra. 

Brisa Student Drive Camp
30 Novembro -0001

Terceiro dia da semana da segurança rodoviária fez-se no interior da Academia Brisa de Condução. Durante o dia, houve tempo para simular mas não só.