21 885 47 30 | geral@forum.pt

Arrancou hoje a I Love We - a Academia Forum realizada em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Durante cinco dias, cinquenta estudantes do ensino secundário "conhecerão as várias faces da Comunicação", associadas às saídas profissionais existentes dentro desta área. No primeiro dia, Comunicação Social, Turismo e Gastronomia estiveram em destaque. 

Ana Caetano, de 19 anos, viajou hoje da Batalha até Coimbra, para participar na Academia I Love We. Ainda antes das atividades começarem, realça não ter certezas quanto à sua vocação profissional, ainda que se sinta “inclinada para a área de design e comunicação”. Recentemente, conta, consultou mesmo o plano curricular do curso nesta área da ESEC: “Fiquei interessada nas cadeiras que encontrei, mas preciso de saber mais”.

Por essa razão, para Ana Caetano, esta semana de atividades será também uma forma “perceber como é realmente a escola” e conhecer melhor outras áreas ligadas à Comunicação. Ao longo de cinco dias de atividade, sublinha, espera também “poder conhecer melhor a cidade de Coimbra, de forma a confirmar se é uma boa cidade para se estudar”.


"Ao longo destes cinco dias, espero poder
perceber como é realmente a escola [ESEC]
e conhecer melhor a cidade de Coimbra"
Ana Caetano, participante I Love We

Pelo meio, haverá “a oportunidade interessante” de conhecer outros 49 estudantes do ensino secundário, oriundos de todo o país. Que, destaca Ana, poderão encontrar a mesma importância nesta academia: “Para pessoas como eu, que não têm a certeza do que querem estudar, esta semana poderá ser um importante auxílio”.

 

O primeiro contacto 

Essa foi, de resto, uma das principais ideias destacadas pelo vice-presidente da Escola Superior de Educação de Coimbra, César Nogueira. “Queremos mostrar-vos a diversidade existente na oferta formativa da ESEC, para que possam perspetivar as vossas vidas”, realçou o dirigente. Também Joana Fernandes, professora da ESEC, destacou a ligação das atividades desta semana aos 13 cursos de licenciatura ministrados por esta escola. Por essa razão, o programa inclui atividades que vão, por exemplo, dos Estúdios ESEC TV até ao Coimbra Night Runners, passando pela Animação Social ou pela Língua Gestual Portuguesa.

Ainda durante a receção, foi lançado um desafio aos estudantes: a apresentação de um espetáculo musical, no último dia desta academia. Para realizar essa tarefa, os estudantes foram divididos em dois grupos (Música e Teatro), sendo vários os momentos de ensaio existentes durante a semana. O primeiro destes momentos realiza-se hoje, depois de jantar. 


ESEC 7ESEC 8

Os ensaios de Teatro contam com a ajuda de dois estudantes da ESEC – Teo Chau e Juliana Almeida. “A nossa expectativa é que os participantes possam conhecer o trabalho que fazemos por cá”, explicou Juliana. Por outro lado, através de dinâmicas de grupo será possível “quebrar o gelo” e, reforça a estudante, desenvolver competências de comunicação – aquele que é o tema central desta academia

De resto, ao longo da experiência enquanto estudante do curso de Teatro, acrescenta Teo Chau, sente-se uma evolução nesse capítulo: “O constante trabalho em grupo obriga-nos a desenvolver comeptências e, por outro lado, funciona como uma motivação”. “É isso que queremos passar para os participantes da academia”, concordam os estudantes.

Do Estúdio ao Exterior

A primeira atividade passou pelo estúdio da ESEC TV, onde foi possível conhecer algumas das tecnologias utilizadas na produção do programa produzido semanalmente na RTP 2. Com a ajuda dos técnicos da ESEC TV, os estudantes puderam compreender a importância de soluções como o chromakey ou o teleponto.

A responsável que recebeu os participantes destacou que a ESEC TV está "aberta a estudantes de todos os cursos". Contudo, realçou, são sobretudo as licenciaturas de Comunicação Social, Língua Gestual Portuguesa e Comunicação e Design Multimédia que estão envolvidas na produção diária do canal. Os estudantes de Música participam ainda na criação do genérico.


ESEC 9ESEC 10

A tarde continuou com um passeio pela cidade de Coimbra, com o auxílio de estudantes do curso de Turismo. Uma das alunas da ESEC, Tamar Jacinto, explicou que o objetivo passou por “mostrar alguns dos locais emblemáticos da cidade”. Desta forma, o roteiro foi feito pela Alta Universitária, pelo Jardim Botânico e pelo Largo da Portagem, por exemplo.

Por outro lado, acrescentou Tamar Jacinto, este momento serviu também para os estudantes tirarem também algumas dúvidas sobre o prosseguimento de estudos, através da partilha de experiências. “Penso que o contacto direto facilita a explicação”, reforçou.

ESEC 18ESEC 17ESEC 15


Um refresco gastronómico

O passeio pela cidade terminou no Café Santa Cruz, onde alguns alunos de Gastronomia e Turismo dinamizaram uma prova de Crúzio e Cocktail. No local, os estudantes da ESEC partilharam a sua experiência de frequentar este curso – uma adição relativamente recente à oferta formativa da ESEC (2016).

De acordo com uma das estudantes presentes, Mirella Carvalho, uma das mais-valias deste curso é “a sua abrangência”, que se concretiza na ligação com o setor agrícola ou de produção animal, por exemplo. A ligação a outras áreas como Gestão e Economia e até Comunicação, acrescentou, permitem a esta licenciatura adequar-se a vários perfis.

ESEC 1ESEC 4

A mesma ideia foi destacada por um dos docentes da licenciatura, Luís Lavrador, ao salientar a variedade de saídas profissionais implicadas, sublinhando a oportunidade estratégica que esta formação representa. “Hoje, as empresas ligadas à área da gastronomia são obrigadas a integrar um quadro de excelência”, explicou o também chef de cozinha da Federação Portuguesa de Futebol, destacando ter sido neste contexto que a ESEC decidiu criar esta licenciatura “enquanto forma de dar um novo fôlego a uma área essencial para a economia do País”.

Também durante a ação, a coordenadora do curso de Turismo, Eugénia Devile, apresentou as principais características desta licenciatura. Para além da adequabiilidade às necessidades do mercado de trabalho e "do bom feedback dos alunos", a responsável destacou a preponderância da mobilidade internacional. "Este ano letivo, por exemplo, 32 estudantes já realizaram períodos de mobilidade no estrangeiro", revelou [o curso possui 62 vagas anuais], reforçando que "esta é também uma forma de fomentar o crescimento pessoal dos estudantes".  

As atividades da Academia I Love We continuam amanhã. Durante a manhã, será o Desporto e Lazer a ocupar lugar de destaque, com uma descida de canoa no Rio Mondego. 

Pub IPSantarem
Pub FCH_2019
Pub IPPortalegre
Últimas - I Love We
I Love We
06 Julho 2019

No quinto e último dia da Academia I Love We, Comunicação Social, Língua Gestual Portuguesa e Gerontologia Social foram as áreas em destaque. A fechar, o espetáculo musical criado durante esta semana foi apresentado, nos claustros da ESEC.

I Love We
05 Julho 2019

O quarto dia da academia I Love We começou com a subida à aldeia do Talasnal. No regresso, houve tempo para um mergulho nas piscinas naturais da Lousã. Pelo meio, o foco esteve na arte, no design e na ligação com a natureza.

I Love We
04 Julho 2019

O terceiro dia da I Love We foi compassado pelo contacto com a natureza e com a atividade física: as ações começaram na floresta e terminaram com uma corrida pela cidade.