Para rumarem aos vários pontos do país após estes 5 dias intensivos, com o sentimento de que viveram uma experiência exigente mas feliz, os participantes foram desafiados a puxar pela cabeça e criarem projetos tão bons tão bons, que qualquer investimento seria insuficiente para o tornar perfeito. E já se sabe que o último dia é sempre sinónimo de emoções fortes...

Resultado de uma parceria entre a Forum Estudante e o Politécnico de Lisboa, nestes 5 dias de Academia Politécnico Lx todos os vários polos desta instituição de ensino da capital foram visitados pelos 50 jovens que marcaram esta edição da Academia Politécnico Lx. Foi bem no centro da capital, perto do Saldanha, que estes jovens foram desafiados a serem criativos...

 

No meio dos tubarões

O ISCAL, o instituto cuja oferta educativa está ligada à área das ciências empresariais, foi o grande anfitrião desta manhã. À conversa com os estudantes, que hoje mesmo ficaram a saber qual a sua média de entrada na faculdade, Rafaela Matias, aluna que acabou este mesmo ano a sua estadia por este instituto refere o clima de proximidade entre alunos/professores que é um ponto a favor da instituição, sem margem para dúvidas, nas palavras da própria, uma instituição que é “adorada pelos empregadores”.

A entrada na faculdade é uma altura de uma série de dúvidas, medos e receios... e algumas delas centram-se numa questão nada consensual: praxes - sim ou não? A aluna que ao acabar a licenciatura logo entrou no mercado de trabalho, desfaz logo este bicho de sete cabeças e fala da praxe como sendo “um exercício de inclusão e não de maltratar ninguém”, e dá o exemplo de uma das ações feitas pelos alunos: a limpeza do jardim do Arco do Cego, um dos quartéis generais das praxes universitárias.


lx2 Academia Politécnico Lx

 

Bem ao estilo do programa sucesso de audiências “Shark Tank”, um grupo de alunos do ISCAL orientou os participantes na tarefa de criarem um produto suficientemente bom capaz de cativar um leque de investidores. “Lacsisumo” foi o nome dado à empresa, que atuando no mercado dos sumos naturais, queria ter como nova estratégia de marketing o lançamento de um novo produto com dois sabores. É com esse mesmo objetivo que a mesma recorreu a alguma empresas que realizam estudos de mercado, com o intuito qual será o sabor que mais sucesso terá perante os consumidores.

E é aqui que entram os participantes desta Academia. Organizados em diferentes grupos, com diferentes ideias e diferentes projetos em cima da mesa, tiveram de num curto espaço tempo construir uma narrativa e criar um pitch não só capaz de cativar os investidores fictícios como também bom o suficiente capaz de descrever a estratégia por eles considerada necessária.

 

lx3 Academia Politécnico Lx

 

Fosse qual fosse a nova combinação de sabores que a empresa deverá selecionar, qual o formato e o design da embalagem, o público alvo ou as estratégias de marketing a utilizar na divulgação do produto, tudo era importante estar bem alinhado para garantir que a primeira impressão diante dos sharks fosse logo o mais favorável possível. O temido leque de sharks foi composto por Margarida Piteira, Pró- Presidente do ISCAL para as Relações com a Comunidade; Pedro Pinheiro, Vice-Presidente do ISCAL; e Vanessa José, Administradora da “Conceito”. Feitas as apresentações, parece que o ISCAL ganhou 50 novos empresários capazes de já amanhã construírem a sua própria empresa e terem sucesso. “Não é de todo um adeus, é um olá e um até já”, deixou no ar o Vice-Presidente deste instituto.

 

Politécnico de Lisboa, uma casa de portas abertas

Como já vem sido tradição, a 3ª edição desta Academia de verão da Forum Estudante co-organizada pelo Politécnico de Lisboa, chegou ao fim com o jantar de encerramento, onde marcaram presença grande parte das pessoas que durantes meses e esta semana em particular, idealizaram, planearam e tornaram possível a realização desta semana. Para quem já tem vindo a estar presente nesta cerimónia nos últimos dois anos, sabe que este é o culminar de 5 dias em que simples desconhecidos se tornam em amigos para a vida.

“Não estava à espera que todo o pessoal que por aqui esteve estivesse tao recetivo a conhecer-se uns aos outros. O convívio tornou a semana ainda mais incrível”, considera Filipa Duarte, que veio de Leiria diretamente para o Politécnico de Lisboa viver a sua primeira Academia organizada pela Forum. Inevitavelmente, a esmagadora maioria destes jovens vem um pouco às escuras sobre aquilo que vai encontrar na semana que viveu, mas o feedback final fala por si.

“Para o ano podemos voltar?”, perguntam muitos dos jovens. Voltar a viver esta semana já não é possível, até porque no próximo ano há que dar a oportunidade a outros jovens de todo o país de viverem estas experiências. Mas setembro está à porta, a fase de candidaturas à primeira fase de acesso ao Ensino Superior inicia-se na próxima semana, e quem sabe se uma das escolas ou institutos superiores que formam a família Politécnico de Lisboa não estarão na primeira opção destes jovens?

 

poli lx 1

 

 

Essa vontade é partilhada pelo presidente do Politécnico de Lisboa, Professor Elmano da Fonseca Margato, que é claro quando afirma que “ nos tempos em que estamos, ou estamos unidos e nos comportamos como uma só instituição, ou cada uma das escolas trabalha sozinha e não chegamos a ponto nenhum”.

E não há melhor frase capaz de descrever o espírito que se viveu no decorrer desta Academia, entre participantes, equipa do Politécnico, Gabinetes de Comunicação das várias escolas, e equipa da Forum Estudante. Cada um com o seu papel, as suas preocupações, as suas responsabilidades, mas todos a remar no mesmo sentido, até porque “na dinâmica do dia a dia a coesão e a interajuda são mais do que fundamentais”: proporcionar a melhor semana possível aos 50 jovens que tiraram uma semana das suas férias para melhor conhecerem as suas opções de futuro e esta instituição de ensino superior da capital.

 

poli lx 2

 

 

A noite não acabou sem emoções fortes, abraços reveladores de laços intensos que por lá se criaram, e um quanto de lágrimas à mistura. A despedida não é um momento fácil, mas apesar de todas as incertezas quanto ao futuro, fica uma certeza para o próximo ano, dada por Félix Pinéu, administrador da Forum Estudante: “Cá nos encontramos novamente em 2020”.

 

poli lx 3

lx1