21 885 47 30 | geral@forum.pt

A 10.ª edição da Semana Tanto Mar realiza-se, entre 2 e 7 de setembro. De forma gratuita, 50 estudantes do Ensino Secundário, oriundos de todo o País, vão conhecer o valor estratégico do Mar.

Atividades ligadas à Investigação Científica, ao Desporto, à Economia, ao Turismo e à História, serão alguns dos pontos altos do programa. A chegada destes jovens a Peniche está marcada para a tarde de 2 de setembro, estando reservada a manhã para uma visita ao Oceanário de Lisboa. Depois da instalação nas residências da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, os 50 estudantes do Ensino Secundário que participam na Semana Tanto Mar terão a oportunidade de conhecer a história e a cultura local, ao realizar um peddy-paper por Peniche. À noite, decorrerá uma palestra sobre a Reserva da Biosfera da UNESCO, em jeito de antevisão da atividade agendada para o dia seguinte: uma viagem à Reserva da Biosfera das Berlengas, com direito a passeio pela ilha, visita ao farol e batismos de mergulho.

Em Peniche, Mar é também sinónimo de Desporto. Na praia da Alfarroba, haverá tempo para uma aula de surf, onde os estudantes poderão testar as suas capacidades, experimentando as ondas. No final, está ainda prevista uma visita ao Centro de Alto Rendimento de Surf, com um momento de interação com alguns dos surfistas residentes. Neste dia, decorrerá ainda um workshop com o apoio do ISN (Instituto de Socorros a Náufragos).

Outro dos dias será dedicado à Economia do Mar, através de uma visita à empresa da área do pescado Docapesca e à Feira Sabores do Mar. Os 50 participantes dedicarão ainda a sua atenção à Investigação Científica, conhecendo os diversos projetos do centro de investigação CETEMARES – MARE-IPLeiria e realizando atividades relacionadas com cada um deles.

O 5.º dia de atividades terá São Martinho do Porto e a Lagoa de Óbidos como cenário, e atividades aquáticas e birdwatching como propostas. À noite, realiza-se a Grande Gala Semana Tanto Mar, com a presença de 50 participantes de diferentes edições passadas desta academia que assim celebra solenemente o seu 10.º aniversário. Durante o dia, os “veteranos” irão conviver com os atuais participantes, partilhando as respetivas experiências.
Para o último dia, está reservado um mergulho na riqueza geológica local, com a realização de um percurso geológico e uma visita ao Cabo Carvoeiro.

Quem organiza?
A Academia Tanto Mar é uma parceria da Forum Estudante, da Câmara Municipal de Peniche e da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (Peniche) do Politécnico de Leiria. Na base deste encontro, encontra-se o objetivo comum de aumentar a consciência cívica dos estudantes portugueses sobre a importância do Mar para Portugal.

Esta sensibilização tem também como objetivo ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao Mar, assim aumentando o capital humano qualificado que rentabilize os recursos marinhos portugueses. Nesse sentido, a Semana Tanto Mar assume-se como uma forma de apoio às instituições públicas e privadas relacionadas com o Mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes portugueses.

A Academia de Verão Tanto Mar 2019 conta com o apoio dos municípios de Alcobaça, Óbidos e Caldas da Rainha, mas também de organismos e empresas como Marinha Portuguesa, Docapesca, Peniche Surfing Club, Haliotis, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Viamar, Oceanário de Lisboa e Clube Náutico de São Martinho do Porto.

Pub Glion2
Pub Megafinalistas
Pub Lisboa Games Week
Últimas - Semana Tanto Mar
Semana Tanto Mar
09 Setembro 2019

Para o último dia, estava reservado um mergulho na riqueza geológica local, com a realização de um percurso geológico.

Semana Tanto Mar
07 Setembro 2019

Sabem sobre que dia é a prosa de hoje? É sobre sexta-feira. Ainda não foi o último dia mas já soube a despedida.

Semana Tanto Mar
06 Setembro 2019

Investigação em biologia marinha, visita à Docapesca e inauguração do Festival dos Sabores foram o prato forte de mais um dia desta academia FORUM/Politécnico de Leiria.