A viagem de barco até às Berlengas foi o momento de antecipação para este tão aguardado dia, cujo programa anunciava um percurso pedestre na ilha e uma sessão de batismo de mergulho.

A expetativa aumentou quando, logo à chegada, fomos recebidos pela instrutora Maria Lopes, da Haliotis. Curiosamente, Maria Lopes foi uma das participantes da Semana Tanto Mar 2012, tornando-se depois estudante da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche. A instrutora fez uma breve introdução à atividade e seguiu com uma das equipas para o barco, rumo à aventura no fundo do mar.

‘’Foi fantástico, sem dúvida que repetia. Descemos a cerca de cinco ou seis metros de profundidade e conseguimos ver diferentes peixes e tocar em diferentes texturas’’, contou Rita, uma das participantes, com grande entusiasmo.

Enquanto isso, as outras equipas desfrutavam de uma visita guiada pela ilha, acompanhados pela equipa do Instituto de Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), com uma passagem pelo farol e o reconhecimento das espécies de fauna e flora que habitam a ilha.

Tanto Mar 2

Lagartixas, gaivotas e até mesmo uma pequena cagarra com dois meses de vida foram vistos e analisados, tendo em conta que muitas das espécies que se encontraram ao longo do trilho se destacam pela sua genética particular, que não se encontra no continente.

Tanto Mar 1

Foram também abordados temas como a importância do farol e da emissão de sons na navegação, bem como a geologia do arquipélago das Berlengas.  Este é um caso único já que, composto por três ilhas, tem duas origens geológicas diferentes.

A viagem ao fundo do mar continuou mais tarde, desta vez no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, com a exibição do documentário Ao Ritmo das Marés - produzido pela própria escola.