21 885 47 30 | geral@forum.pt

A 4.ª edição da SportsWeek tem tudo para ter o sucesso dos anos anteriores: 50 estudantes interessados em atividade física, experimentando diferentes modalidades em Rio Maior, “a cidade do Desporto”.

Nesta iniciativa fruto de uma parceria entre a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) do Instituto Politécnico de Santarém e a Forum Estudante, o difícil será existerem “momentos mortos”. Assim o perceberam logo à chegada a esta cidade ribatejana os 50 alunos do Ensino Secundário desafiados a participar em mais uma SportsWeek.

À quarta edição, a agitação do programa não diminuiu, uma característica basilar destes “cinco dias sempre a abrir”, nas palavras de Gonçalo Gil, diretor da FORUM. Aqui, a sessão de boas-vindas não se faz com grandes salamaleques pois que é dentro do ginásio que o gelo se derrete verdadeiramente. É intenção da ESDRM “uma chegada em grande” e a professora Liliana Ramos é a anfitriã desta sessão verdadeiramente energética e à qual ninguém consegue ficar indiferente, envolvendo a experimentação de práticas como zumba, TRX, step, pilates, agachamentos, tesouras, obstáculos, cycling, sliding, só para citar alguns das variedades das estações de atividades executadas por grupos e em regime de rotatividade.

DSCN8073

 

DSCN8048

DSCN8089

Esgotadas as energias, não se esgotaram as questões e a curiosidade dos participantes nesta academia FORUM pelo universo do Desporto em geral e pela oferta formativa da ESDRM em particular. Tendo Luís Cid, Diretor desta instituição de ensino que já existe há 21 anos (há 6 nas presentes instalações), e João Moutão, Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Santarém, como anfitriões, a sessão serviu para alertar também os 50 estudantes para que “aproveitem ao máximo” esta experiência, uma oportunidade para dar a conhecer, ao vivo, “a qualidade da oferta formativa daquela escola, das condições e dos mecanismos para quem lá quiser estudar”. “Esta é uma oportunidade de vivenciar a escola mas também o ambiente envolvente daquela que é conhecida como ‘a cidade do desporto’”, sublinhou Luís Cid.

Neste ponto da agenda debateram-se provas de ingresso, variantes de cursos e ação social, aqui muito particularmente sobre os planos, para um futuro muito próximo da construção, por fim, de uma residência com capacidade para albergar 100 estudantes. Sublinhe-se porém que a oferta de alojamento em Rio Maior é ainda problemática como nos grandes centros. E aqui os 1000 estudantes da ESDRM são muito bem acolhidos pela população de 8 mil habitantes. 

Para além de ficarem a conhecer os cantos à casa, "nesta oportunidade única que é participar nesta academia" há ainda que destacar o convívio direto com alunos, ex-alunos e docentes. Eles próprios poderão falar, por exemplo, da elevada taxa de empregabilidade desta instituição, em forte comunicação com o tecido empresarial da região, uma vez que mais de 80% dos licenciados conseguem emprego na sua área de formação nos primeiros seis meses após a conclusão dos estudos.

DSCN8165

DSCN8191

A SportsWeek será feita de “dias muitos intensos”, que “passam a correr” e onde se criam “amizades fortes entre os participantes”, avisou Gonçalo Gil. E, à medida que o primeiro dia foi avançando, tal não podia ser mais gritante. Do programa da tarde constaram partidas de paintball, slide, jogos de cooperação/estratégia, tiro ao arco e um workshop de escalada em Boulder, esta a prática mais exigente fisicamente e uma estreia para a larga marioria. Seguiu-se uma “peladinha” de futebol entre os muitos craques da comitiva, ali entre o jantar e a hora de recolher. Cartão vermelho só mesmo para quem ficou em casa e não veio até Rio Maior.

DSCN8137

Pub Study Abroad Portugal
Pub Megafinalistas
Pub Lisboa Games Week
Últimas - SportsWeek
SportsWeek
06 Julho 2019

No derradeiro dia desta academia ESDRM/Forum Estudante a adrenalina não desceu de nível. Surf, bodyboard e canoagem constaram do menu.

SportsWeek
05 Julho 2019

Rio Maior tem muitos encantos, dos equipamentos desportivos ao Ecomuseu das Salinas ou à ESDRM. Mas aqui, quando se entra, nunca se sai. Fica sempre um bocadinho nosso lá.

SportsWeek
03 Julho 2019

À chegada à Cooperativa Terra Chã, na aldeia de Chãos, percebemos logo que o cenário de beleza natural era capaz de nos cortar a respiração. Só não imaginávamos quanto.