21 885 47 30 | geral@forum.pt

Rio Maior tem muitos encantos, dos equipamentos desportivos ao Ecomuseu das Salinas ou à ESDRM. Mas aqui, quando se entra, nunca se sai. Fica sempre um bocadinho nosso lá.

Em conversa com os participantes da SportsWeek, um grupo de professores e de ex-alunos, de diferentes cursos da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), esmiuçou precisamente essa estranha sensação de, mesmo quando acabado o curso, não se querer abandonar esta instituição de ensino e esta cidade que tão bem os acolheu. Alguns nunca chegam a partir verdadeiramente, uma vez que permanecem em Rio Maior (em vez de regressarem às suas terras de origem), fundando os seus próprios negócios, agarrando as oportunidades profissionais que lhes aparecem ou lecionando aulas na instituição. “Esta escola torna-se tão especial que não queremos sair daqui”, foi dito numa palestra de alumni, que teve Vítor Padinha, Carlos Silvério e Catarina Bettencourt como convidados.

DSCN8688

 

Ilustrando parte da oferta formativa da ESDRM em termos de licenciaturas – Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis; Desporto, Condição Física e Saúde; Desporto de Natureza e Turismo Ativo; Gestão das Organizações Desportivas e Treino Desportivo – cada um contou o seu percurso pessoal “a-ESDRM e d-ESDRM”. Ou seja foram buscar ao seu baú de memórias as razões que os levaram a estudar naquela escola, a lá continuar, o que aprenderam em termos académicos e humanos, como fizeram a passagem para a vida profissional e quais as metas já alcançadas. Exemplos que inspiraram os 50 estudantes da nossa academia a perseguir as suas ambições e a planear o seu futuro.

DSCN8636

 

A condução desta conversa franca ficou a cargo da docente Susana Alves, a timoneira de uma híper-dinâmica aula de hip-hop, o melhor digestivo pós-almoço que possam imaginar. Foi uma hora bem suada, “de sorrisos fitness”, nas suas palavras. Todos executaram a coreografia a preceito e com feeling, ou não fosse a ESDRM uma escola de afetos. "A escola onde não és o aluno 1193", sublinha quem cá estudou. Depois do esforço, nem pensar em fazer sesta: atravessámos a avenida rumo ao DESMOR, o Centro de Treino de Alto Rendimento, onde equipas de várias modalidades, escalões e países fazem os seus estágios de preparação. Os participantes vasculharam, literalmente, os cantos à casa, do auditório à zona de refeições, dos quartos duplex, à zona de lazer, da sala de fisioterapia ao ginásio, sem falar dos campos de vólei de praia ou de futebol.

Mas para quem queira fazer exercício físico este não é o único equipamento desportivo: há também um pavilhão multiusos e um polidesportivo, com relvados exteriores natural e sintético. E, claro, o Estádio Municipal, com bancadas com capacidade para albergar 7 mil pessoas. Ali perto, ficam também as piscinas municipais, o poiso da tarde da SportsWeek e onde as nuvens não conseguiram fazer sombra às brincadeiras.

DSCN8561

DSCN8647

 

O dia havia começado em tom mais sério, com uma visita ao Ecomuseu das Salinas de Rio Maior, onde os 50 alunos aprenderam a história e a importância desta indústria. O senhor Casimiro, presidente da cooperativa de produtores, contou-nos junto às casinhas de madeira (de contos de fadas) que outrora albergavam os utensílios e os trabalhadores, de que forma foi ali descoberta tal riqueza, corria o ano de 1177. “São as únicas salinas no interior do país e são únicas no mundo pelo seu caráter artesanal e pitoresco”, disse sobre esta zona onde há um poço com água 7 vezes mais salgada que a água do mar. Hoje há por aqui também muitas casinhas de petiscos, pastelarias e, sobretudo, lojinhas de artesanato e produtos inspirados ou confecionados com sal. Tantas variações de iguarias foram um bombom para os nossos olhos. E se, depois de ler este texto, algum/a pai/mãe receber de lembrança algo made in Salinas, por favor faça-se de surpreendido, sim?

DSCN8542

Pub IPPortalegre
Pub IPSantarem
Pub FCH_2019
Últimas - SportsWeek
SportsWeek
06 Julho 2019

No derradeiro dia desta academia ESDRM/Forum Estudante a adrenalina não desceu de nível. Surf, bodyboard e canoagem constaram do menu.

SportsWeek
05 Julho 2019

Rio Maior tem muitos encantos, dos equipamentos desportivos ao Ecomuseu das Salinas ou à ESDRM. Mas aqui, quando se entra, nunca se sai. Fica sempre um bocadinho nosso lá.

SportsWeek
03 Julho 2019

À chegada à Cooperativa Terra Chã, na aldeia de Chãos, percebemos logo que o cenário de beleza natural era capaz de nos cortar a respiração. Só não imaginávamos quanto.