21 885 47 30 | geral@forum.pt

À chegada à Cooperativa Terra Chã, na aldeia de Chãos, percebemos logo que o cenário de beleza natural era capaz de nos cortar a respiração. Só não imaginávamos quanto.

“Chãos é uma pequena povoação pertencente à freguesia de Alcobertas e situada na vertente sul da Serra dos Candeeiros, num pequeno planalto a poucos metros do cimo da Serra. O seu nome provém dos terrenos, bons para cultivo (terra chã). Apesar do avanço dos tempos é ainda possível ver a propriedade dividida por muros de pedra, algumas cisternas e eiras. Pela sua localização, a paisagem estende-se a perder de vista”, pode ler-se no site do Turismo de Rio Maior, a cidade anfitriã da nossa academia. 

DSCN8412

A fonte é fidedigna e foi isso mesmo que o grupo de participantes da SportsWeek encontrou no terceiro dia de programa. Com ponto de partida na Cooperativa Terra Chã – um espaço cultural criado em março de 2001 para “assumir um papel importante na divulgação e valorização do património ambiental, paisagístico e cultural” – os 50 estudantes do Ensino Secundário foram divididos em 3 grupos e, em regime de rotatividade, convidados a conhecer melhor os múltiplos encantos da região. 

Tendo António Frazão como guia, ala que se fez tarde em direção à gruta de Alcobertas, localizada numa encosta da Serra dos Candeeiros e que foi ocupada pelo homem há cerca de 5000 anos. Quatro salas, numa extensão de cerca de 210 metros e 9 metros de altura em alguns pontos, compõem esta gruta fresquinha. A experiência serviu para que os mais claustrofóbicos “perdessem os seus medos”, confessaram alguns dos alunos. O passeio exigiu algum esforço físico mas valeu bem a pena uma vez que serviu também para conhecer outras construções típicas da região como as eiras, as covas de bagaço ou as cisternas.

DSCN8471

Semelhante bravura teve igualmente de ser demonstrada no segmento do Desporto de Natureza, neste caso escalada e rapel. A encosta era só de nível 3, algo que os monitores (alunos e professores da Escola Superior de Desporto de Rio Maior) fazem com “perninha às costas”, como se diz. Mas ainda assim a oportunidade representou um batismo para a grande maioria, a provar que a SportsWeek é uma semana de estreias. O prémio revelação foi para… (rufar de tambores)… Jessica que, no seu ar de menina franzina e doce, deixou todos de boca aberta ao escalar, qual mulher-aranha, a “parede” em 50 segundos.

  •  DSCN8449

Para sempre connosco ficarão também as histórias de abelhas do apicultor Pedro Proença. É que por aqui que se faz o mel de alecrim, o mais claro e mais raro do País. Também provámos um de medronho de ir ao céu e voltar. Sim, há vários méis, de vários todos e feitos com diferentes plantas, de urze a rosmaninho e até nabo (já podes fechar a boca, sim?). Numa interessante conversa ficámos a conhecer a vida sexual das abelhas, quem manda lá na colmeia, que os zangões não servem para quase nada, que o mel não tem prazo de validade (o mais antigo já tinha 3 mil anos e foi encontrado no Egito) e como diminuir os efeitos de uma picada. As abelhas são criaturas inteligentes, isso é certinho. E agora que os 50 estudantes sabem que elas também produzem mel, pólen, própolis, veneno de abelha e geleia real, também mais um pouco.

DSCN8525

Pub IPPortalegre
Pub FCH_2019
Pub ENEGI2019
Últimas - SportsWeek
SportsWeek
06 Julho 2019

No derradeiro dia desta academia ESDRM/Forum Estudante a adrenalina não desceu de nível. Surf, bodyboard e canoagem constaram do menu.

SportsWeek
05 Julho 2019

Rio Maior tem muitos encantos, dos equipamentos desportivos ao Ecomuseu das Salinas ou à ESDRM. Mas aqui, quando se entra, nunca se sai. Fica sempre um bocadinho nosso lá.

SportsWeek
03 Julho 2019

À chegada à Cooperativa Terra Chã, na aldeia de Chãos, percebemos logo que o cenário de beleza natural era capaz de nos cortar a respiração. Só não imaginávamos quanto.