21 885 47 30 | geral@forum.pt

O 3.º dia da Tourism Academy ficou marcado por experiências únicas: aula de canoagem, visita aos bastidores do Aeroporto Internacional de Faro e eco-peddy paper pela reserva natural Ludo.

Todos os anos chegam e partem do Aeroporto de Faro, sito a meros 4 Kms da capital algarvia, cerca de 9 milhões de passageiros. Mas hoje, a essas contas, há que somar a comitiva de 50 estudantes do Ensino Secundário que, durante esta semana, participam na Tourism Academy. A convite da ANA – Aeroportos de Portugal, o grupo fez uma visita guiada a este aeroporto que, por coincidência dos astros, celebraria no dia seguinte o seu 54º aniversário. José Moleirinha, do Departamento de Relações Públicas, conduziu os alunos pelos pontos-chave deste aeroporto que, entre 2015 e 2017, sofreu uma grande remodelação, num investimento de 33 milhões de euros.

DSCN9220

 

DSCN9254

O reconhecimento do terreno foi feito do lado terra (ao lado ar só têm acesso os trabalhadores e os passageiros com cartão de embarque) e serviu para explicar como funciona um aeroporto em geral e este em particular. Por aqui o lema é “Europe’s gateway to the sun”, ou seja “a porta da Europa para o Sol”. Com os seus 62 balcões, 30 portas de embarque e 142 funcionários (o mais antigo da casa já ali trabalha há 4 décadas), este espaço tem capacidade para acolher 3 mil passageiros por dia. Entre abril e outubro regista-se a época de maior fluxo, sendo que num sábado podem chegar a ocorrer cerca de 140 chegadas. O trabalho é feito do “picos de horas”, explicou também Helder Faria Lemos, Chefe de Serviço de Marketing Aeroporturário, já depois de termos visitado as zonas de embarque e de lojas. Foi este porta-voz que nos explicou que ANA foi recentemente integrada na VINCI Airports, empresa que administra 46 aeroportos em 12 países e 3 continentes, abarcando 500 destinos.

Por falar em destinos, através de sondagens e questionário a ANA conhece bastante do perfil dos passageiros aqui em Faro, onde operam 29 companhias (com predominância para as low cost), em direção a 75 destinos, com destaque para os recém-inaugurados Bergen (Noruega), Gotemburgo (Suécia), Kiev (Ucrânia) e Aarhus (Dinamarca). Estatisticamente, o Aeroporto de Faro acolhe mais passageiros jovens e em família no verão e turistas seniores no inverno. A maioria vem por motivos de lazer, visitar amigos/familiares ou a trabalho, muitos aproveitando para conhecer toda a região algarvia e não só de passagem para outros países ou para conhecer a cidade de Faro. Para todos haverá potencialmente alojamento, já que no Algarve estão 35% das camas do País.

DSCN9180

DSCN9173

Bem sentada, mas não deitada, é a posição ideal para assumirmos o comando de uma canoa. Assim o ficámos a saber numa aula de canoagem administrada pelo Centro Náutico da Praia de Faro, espaço cuja criação já remonta há 20 anos. Trata-se de "um equipamento desportivo municipal, banhado pela Ria Formosa e especializado em desportos náuticos, com características de base formativas e recreativas". Por lá, a nossa comitiva de 50 estudantes também jogou vólei e futebol de praia. E, no setor das canoas, aprendeu a pagaiar, ou seja remar com a pagaia (não se chama remo!), utensílio cuja extremidade, quando colocado ao alto, devemos conseguir alcançar com a mão, também aprendemos hoje. Seguir para direita (pagaiando da esquerda) e vice-versa, “travar” e como reagir caso a canoa de vire connosco lá dentro foram algumas das técnicas básica aprendidas. Só não juramos que a última das situações não aconteceu.

DSCN9270

O dia ao sol só terminaria após um eco-peddy paper, um passeio pedestre de duas horas e mais de 8 Kms pelo Ludo e Quinta do Lago, em plena Reserva Natural da Ria Formosa, sob a liderança da professora Eduarda, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Oportunidade para conhecer, em jeito de jogo, um pouco mais sobre a fauna e a flora deste local eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Por lá também existem salinas e campos de golfe, entre outros encantos. Quanto à Tourism Academy, falta-nos dois dias para a despedida, pelo que ainda não é tempo para fados.

DSCN9287

DSCN9308

Pub ENEGI2019
Pub IPSantarem
Pub FCH_2019
Últimas - Tourism Academy
Tourism Academy
13 Julho 2019

Na mesma avenida de Olhão fomos conhecer dois motores turísticos da cidade. À noite foi tempo de sunset party e despedidas na EHTA.

Tourism Academy
11 Julho 2019

Parque Aventura de manhã e Zoomarine à tarde. Depois da diversão na zona de Albufeira, a comitiva preparou o seu próprio jantar e falou com ex-alunos da EHTA.

Tourism Academy
10 Julho 2019

O 3.º dia da Tourism Academy ficou marcado por experiências únicas: aula de canoagem, visita aos bastidores do Aeroporto Internacional de Faro e eco-peddy paper pela reserva natural Ludo.