Dois anos depois, os recintos do país voltam a encher-se de multidões e os organizadores retomam do seu ponto de partida para fazer mais e melhor. Um festival já não vive só de música e, mesmo antes da pandemia, o tópico da sustentabilidade ganhou força na indústria de eventos ao ar livre, de modo a garantir que o ambiente de descontração e convívio não prejudique a Natureza

Ainda assim, apesar da adoção de várias medidas, o recinto faz-se das pessoas que o visitam e para que um festival seja eco-friendly, o esforço deve ser coletivo.

festival2compressed


Daniela Bata, membro da organização do Côa Summer Fest, considera que “é cada vez mais importante que estes eventos não se destaquem apenas pelos artistas que sobem ao palco”. Refere ainda que o público “valoriza a experiência na sua totalidade, as ações dinamizadas e os valores transmitidos, e a sustentabilidade é uma das questões mais gritantes”. No Côa Summer Fest, a preocupação ambiental tem sido crescente, mas tem de ser uma responsabilidade de ambas as partes: da organização e de quem o frequenta. 

Neste sentido sugerimos cinco dicas “Eco-Friendly” para que os festivaleiros sejam mais sustentáveis nesta temporada:

#1 Opta por te deslocares de forma “eco-consciente” 

A forma como nos deslocamos até ao festival pode ser o primeiro passo para uma experiência sustentável. Este é um dos maiores problemas associados à pegada de carbono e por essa razão são vários os festivaleiros que programam as próprias viagens de transportes públicos. Ainda assim, se tiveres de ir de carro, descobre se os teus amigos têm espaço nas suas viaturas.

#2 Evita embalagens descartáveis 

Uma das medidas que a maioria dos festivais está a adotar são os copos recicláveis e o melhor será fazer bom uso desta ação sustentável e recarregá-la ao longo do dia. Contudo, no caso de preferires refrescar-te com água, o melhor será evitar o cenário de centenas de garrafas deixadas no chão e levares uma garrafa de água recarregável. Esta é uma solução eco-friendly e bem mais económica, que não deixa a missão sustentável apenas para a organização do festival.

festival3compressed

#3 Glitter? Se a resposta for sim, sê consciente na escolha 

Glitter é a tendência da maquilhagem dos festivaleiros, mas fica a saber que a escolha dos brilhantes pode ter um impacto negativo no meio ambiente. A grande maioria do glitter é feito de plástico e até aquele que é biodegradável pode causar os mesmos danos ecológicos. No entanto, há algumas marcas que estão a produzir glitter à base de celulose, que proporcionam um brilho mais seguro e sustentável, e esta é a escolha mais consciente para um festival.

#4 Na hora de regressar a casa, não deixes nada para trás

Muitos dos festivaleiros aproveitam a experiência na sua plenitude e desfrutam do parque de campismo disponibilizado. Depois da estadia de alguns dias, é importante que qualquer pessoa reúna tudo o que trouxe consigo e o que foi acumulando. Não deixar nada para trás, tendas incluídas, e contribuir para uma experiência ainda mais sustentável, através da recolha do lixo da sua zona de campismo, é a garantia para um festival eco-friendly.

festivais4compressed

#5 Ser sustentável… Num festival sustentável

Para que esta missão seja concretizada com sucesso há que ser eco-friendly desde o momento em que se opta pela ida a um festival. Faz uma pesquisa sobre as ações que o teu evento preferido pratica, quais são as suas prioridades ecológicas e que condições são disponibilizadas no recinto. Se queres ser sustentável no recinto, garante que a sustentabilidade é uma das prioridades desse festival e que o esforço e compromisso são coletivos.