A investigadora portuguesa Carla Silva Gonçalves é uma das três finalistas na categoria “Young Energy Trailblazer” dos Prémios Europeus de Energia Sustentável, promovidos pela Comissão Europeia. A investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) desenvolveu modelos matemáticos que permitem reduzir os erros de previsão da produção de energia elétrica de base renovável, contribuindo para aumentar a de fontes de energia renovável na rede elétrica. 

“Métodos matemáticos muito sofisticados são essenciais para construir os sistemas energéticos do futuro”, acredita Carla Silva Gonçalves, sublinhando que “apesar das energias renováveis, como a eólica ou a solar, terem muitos benefícios, há desafios que precisam de ser superados devido à sua dependência de variáveis atmosféricas”. Nesse sentido, “as previsões são importantes para garantir o balanço entre a produção e o consumo de energia elétrica, considerando os altos níveis de integração de energia renovável na rede elétrica”, acrescenta.

Este é o ponto de partida do trabalho de investigação que Carla Silva Gonçalves desenvolve no INESC TEC e que contribui para a transição energética e digitalização do sistema elétrico europeu.  Em concreto, a investigadora desenvolveu modelos matemáticos de apoio à decisão em sistemas elétricos com forte participação de fontes de energia renovável. O intuito destes métodos é reduzir os erros de previsão face à variabilidade meteorológica que afeta significativamente a produção oriunda de energias renováveis.


“Colaborei com várias empresas e institutos no desenvolvimento de modelos de previsão que são ou serão integrados em ferramentas digitais para ajudar as tomadas de decisão no sentido de aumentar a participação de fontes de energia renovável e reduzir o desperdício dessa energia”, explica Carla.

O trabalho de investigação já resultou numa patente, cinco artigos em jornais especializados e seis em conferências internacionais. “Espero continuar a usar a matemática para melhorar a previsibilidade das energias renováveis ??e contribuir para as metas europeias de clima e energia”, acrescenta a investigadora.

Promovidos pela Comissão Europeia, os Prémios Europeus da Energia Sustentável reconhecem pessoas e projetos que se destacam pela inovação ao nível da eficiência energética e energias renováveis. Ao todo, estão a votação quatro categorias: Inovação, Ação Energética Local, Mulher na Energia e Young Energy Trailblazer. Esta última, na qual Carla está inserida, tem como objetivo reconhecer pessoas com menos de 35 anos que realizem atividades de destaque na área da transição energética na Europa. 

Os vencedores serão, agora, decididos por uma votação pública online que está aberta até 18 de setembro aqui.